Rio - Um projeto de poesia idealizado por uma criança de 11 anos está transformando a vida de parte da comunidade do Meio da Serra, em Petrópolis. Julia Travassos escreve contos e poemas desde os 6 anos de idade. Chegou a lançar um livro, junto com a mãe, Verônica de Mello, em março deste ano: "De um ponto eu traço o conto". A experiência tem sido tão proveitosa, que ela decidiu compartilha-la com as amigas do bairro, que não tinham a oportunidade de desenvolver a arte.
"Eu estava ouvindo a minha mãe no telefone, ela falava sobre poemas com uma amiga. Foi quando tive a ideia de me reunir com minhas colegas aqui do bairro, para também fazermos poesia. Na mesma hora veio na minha cabeça o nome do grupo: Montando Versos. Pedi ajuda a minha mãe e começamos a nos reunir", conta Julia Travassos.
A iniciativa tem como principal objetivo incentivar as crianças a escrever, ilustrar e declamar poesias e contos poéticos livres, com oficinas gratuitas. No início, os encontros ocorriam na casa da família da Júlia. Verônica de Mello, também escritora, passou a coordená-los promovendo leituras poéticas e explicando os conceitos de prosa, trova e poesia. Nos encontros, os poetas mirins desenvolvem textos com um mesmo tema. Versos são selecionadas de cada um deles. Nesse processo criativo, a coordenadora realiza combinações entre eles, e monta uma poesia ou conto poético em várias mãos.
"É muito recompensador ver que este trabalho tem ajudado essas crianças a desenvolverem seus talentos e contribuído para que possam aperfeiçoar suas habilidades de escrita e até mesmo de socialização. Minha filha e eu temos nos mantido firme no propósito de contribuir com nossa comunidade, mesmo não tendo ajuda nenhuma", afirma Verônica de Mello.