Por thiago.antunes

Rio - Empresários interessados em montar uma franquia estão de olho no interior do Rio. Das 7.745 unidades em operação em todo o estado, 35,7% se localizam em municípios fora da capital. O crescimento é impulsionado pela concorrência cada vez maior entre as marcas no Rio e o aumento do poder aquisitivo das populações em cidades com grande dinamismo econômico.

Municípios da zona de produção de petróleo, como Campos dos Goytacazes e Macaé, vêm se destacando na abertura de empreendimentos franqueados. Volta Redonda, Petrópolis e Cabo Frio também estão entre as dez primeiras na preferência dos investidores.

Com três unidades na capital, a rede de alimentação saudável Seletti vai abrir duas lojas no primeiro trimestre do ano que vem. “Campos e Macaé serão as primeiras a ter um estabelecimento da rede. O poder aquisitivo das pessoas que moram lá é alto e compatível com a nossa marca. Construímos lojas completas em municípios com população acima de 200 mil habitantes”, disse o gerente de expansão da Seletti, Leonardo Barros.

Com sete franquias em operação%2C o Cebrac pretende instalar mais 22 no estado. Centro de cursos mapeia oportunidades de negócios em municípios do itnerior para se expandirDivulgação

Itaperuna também terá uma franquia da marca em 2015, mas será um quiosque em um shopping. “Lá o número de pessoas é menor. Analisamos nosso público-alvo. Por isso, a Região dos Lagos, onde tem consumidores que gostam de alimentação saudável, vai receber franquias da nossa rede”, acrescentou.

O setor de alimentação é o que mais atrai os investidores, já que o faturamento cresce em ritmo acelerado no país, a 16,6% ao ano. Em 2013, o gasto com alimentação das famílias fora de casa foi em torno de 30%. “Comida é o carro-chefe. Continua liderando. É a necessidade básica das pessoas. As franquias de cursos de línguas já aumentaram e tendem a crescer ainda mais. Já houve a Copa do Mundo e está chegando a Olimpíada”, destacou o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF Rio), Beto Filho.

Com sete unidades no estado (Itaboraí, Campos e Cabo Frio), o Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) pretende ter mais 22 até 2016. A marca está diagnosticando as cidades mais promissoras para quem deseja ter seu próprio negócio.

Cidades com mais franquiasArte%3A O Dia

“Foram mapeados dados sobre praças de interesse, isolados os fatores socioeconômicos mais relevantes para a instalação de uma unidade, como potencial de consumo e dados demográficos, para chegar às melhores praças do mercado”, afirmou Fábio Pozza, diretor de marketing e expansão da marca.

Além da Seletti e do Cebrac, outras redes pretendem se instalar no interior, como TZ Viagens, Não + Pelo, Espetinho Mimi, Beauty Paris, Contém 1G, Depil Concept, Maria Brasileira, Yes, Onbyte, Id Holding e Sobrancelhas Perfeitas. Todas participam da 7ª Expo Franchising Rio, que termina hoje no Riocentro, reunindo mais de 260 marcas.

“Para se montar uma franquia no interior o empresário deve diagnosticar se a franquia cabe na cidade, se o produto é objeto de desejo dos moradores, se combina com o estilo de vida dos habitantes”, explicou a consultora Ana Vecchi, da Vecchi Ancona.

Empresária de Volta Redonda aposta em agência de viagens

Um dos segmentos que mais cresce é o de turismo. Só em 2013 o faturamento subiu 21,9%. Nascida em Volta Redonda, Denisi Cardoso, de 53 anos, notou a necessidade de abrir uma agência de viagem na sua cidade natal e comprou a franquia da TZ Viagens. A empresa começou a atuar em maio, após Denisi analisar bem o mercado. “Nosso foco não é apenas no turismo de lazer. Esperamos entrar no mercado do turismo de negócios, que está crescendo muito”, conta ela.

“O futuro franqueado deve fazer um estudo junto à franqueadora sobre a previsão de investimento, conversar com os franqueados para ver o grau de satisfação e ver o mercado onde vai instalar. É preciso ter o cuidado de analisar o histórico da marca, além de pensar se gostará ou não de trabalhar com isso”, recomenda Ana Vecchi. Denisi Cardoso seguiu o roteiro para ter sucesso.

“Tudo foi bem pensado. Pesquisei durante três anos como funciona o mecanismo das franquias. Sou formada em Turismo e montei algo compatível com a minha formação. Morei em vários lugares, mas resolvi ter a agência aqui pelo carinho que tenho pelo município”, conta ela, que pesquisou as 20 franquias da TZ espalhadas pelo Brasil.

Apesar de nunca ter trabalhado no ramo de estética, Jaqueline Manhães, 47, resolveu arriscar e comprar uma franquia da Não + Pelo em Campos dos Goytacazes. Seu marido foi a uma feira em São Paulo, gostou da marca e ela não pensou duas vezes. “A clínica funciona desde novembro de 2013. Estou muito satisfeita. A depilação com luz pulsada está na moda e resolvi investir. Pensei que a aceitação por parte dos homens ia ser baixa por causa do preconceito. Pelo contrário. Aqui, eles são 50% dos clientes”, ressaltou.

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