Rio - A estratégia utilizada por Iguaba Grande no atendimento à população afetada pela dengue no ano passado, foi escrita pelo subsecretário de Saúde, Leônidas Heringer, e encaminhada para submissão de participação no 14ª Congresso Mundial de Saúde. O trabalho foi aceito para a apresentação de pôsteres e será apresentado de 11 a 15 de fevereiro do próximo ano, em Calcutá, na Índia.
Concorrendo com trabalhos de todo o mundo, a estratégia usada pela cidade foi selecionada pela comissão científica para ser apresentado na modalidade pôster. Os caminhos da saúde ambiental e suas inter-relações com as demais práticas e políticas em saúde serão o principal debate do Congresso.
Com o tema “Pessoas Saudáveis, Ambientes Saudáveis”, o evento pretende reunir milhares de pesquisadores de diversas instituições internacionais e profissionais de gestão de importantes países, bem como demais tomadores de decisão, para debater os atuais avanços da medicina e de outras formas de cuidado frente às novas complexidades que surgem com a prevalência das ações sustentáveis, enquanto antigos desafios de uma agenda ainda incompleta em saúde global persistem.
O Congresso da Federação Mundial de Associações em Saúde Pública (WFPHA) acontece a cada três anos, sempre em um país associado. Na edição de 2015, as atividades vão contar com a parceria da Indian Public Health Association (IPHA), que realizará seu 59º Encontro Anual.