Por vinicius.amparo

Rio - Profissionais têxteis afiliadas à Associação de Bordadeiras de Itaperuna, que mantém o ponto de cultura Bordando o Futuro, começaram a ser capacitadas na última segunda-feira (6), em clínicas tecnológicas. O objetivo dessas clínicas é alavancar o potencial de criatividade e inovação dessas artesãs, oferecendo orientação e aperfeiçoamento na área de design.

As clínicas tecnológicas continuam até esta sexta-feira (10), na sede da Associação de Bordadeiras de Itaperuna. Até lá, as profissionais serão capacitadas em cinco módulos: Tema e Inspiração, Direcionamento de Coloração, Motivos e Padronagens, Formas e Acabamentos e, por fim, Desenvolvimento de Produto.

Embora enquadradas na categoria Microempreendedor Individual (MEI), essas profissionais, atualmente, prestam serviços apenas para a Associação, sendo pagas pelos bordados produzidos. Durante a capacitação, as artesãs são estimuladas a se desenvolver no ramo, possibilitando a condução adequada do próprio negócio, com o suporte, também, de conhecimentos sobre tendências de mercado, entre outros.

A realização do projeto é uma parceria entre Sistema Firjan, que oferece a consultoria técnica  de uma estilista do Senai Moda Design, e Sebrae, que por meio do Sebraetec disponibiliza recursos para execução desse serviço especializado e customizado, com implementação de soluções na área de design.


Você pode gostar