Por vinicius.amparo

Rio - Ao som de marchinhas, pierrôs, colombinas, bate-bolas, mascarados e melindrosas vão "invadir" as ruas da pequena Conservatória neste final de semana. Conhecido como a terra da seresta, o distrito de Valença, no Sul Fluminense,  promove a oitava edição do seu Carnaval Antigo. De sexta-feira (17) até domingo (19), a localidade recebe grandes festividades preparadas para divertir moradores e turistas.

Segundo a advogada e responsável pelo evento Simone Muniz, a edição deste ano espera trazer para o distrito cerca de cinco mil pessoas, e consequentemente movimentar todos os setores turísticos da cidade.

Pierrôs%2C colombinas%2C bate-bolas%2C mascarados e melindrosas vão desfilar pelas ruas de Conservatória durante o eventoDivulgação

"Esperamos bastante gente por aqui, até mais que o ano passado. Pra cá, vêm pessoas de cidades dos arredores e turistas, que já vêm naturalmente. Vamos contar ainda com a participação especial da nossa cantora, a Juliana Maia, que vai cantar toda enfeitada de personalidades nacionais, como Carmen Miranda. Os hotéis já estão lotados e o pessoal está tendo que se hospedar no Centro de Valença."

Simone diz ainda que, com investimentos de R$ 32 mil, o evento tem tudo para repetir o sucesso. "O nosso principal objetivo é resgatar a história de Conservatória, proporcionar lazer, harmonia e paz para todas as pessoas presentes. Pretendemos fazer a cidade ferver nesse final de semana, ao ritmo das marchinhas. É um dos maiores eventos de Conservatória", completou Simone Muniz.

História e música

No século passado, durante o ciclo do café na economia brasileira, Conservatória abrigou grandes fazendas produtoras. Considerado ainda a reserva dos índios Araris — ou Conservatório dos índios —, o lugarejo cresceu e suas ruas e residências ficaram marcadas pela história do local, tanto pelo café, quanto pela música.

O pequeno povoado também guarda o costume do carnaval à moda antiga, que traz para a localidade todo ano a diversidade cultural da época, e resgata a história dos pierrôs e das fantasias de 1920. A organização da festa recomenda aos foliões desfilar com fantasias dos anos 1920 e 1930 - pierrôs, colombinas, bate-bolas, mascarados, melindrosas etc — ou usar as camisetas oficiais do evento no desfile do Corso, no Bloco Oficial do Carnaval Antigo e no Bloco do Sujo.

Os moradores do Centro Histórico terão credencial para circular pelo local, mas terão de guardar os carros em garagens. A Rua das Flores será utilizada para estacionamento de automóveis somente, em forma de "espinha de peixe" (estacionamento com estrutura parecida com a espinha de um peixe). 

Confira a programação completa do evento:

- Sexta-feira (17)

Bloco do Sujo - 20h

Serenata - 23h

- Sábado (18)

Chorinho na Praça - 11h

Show na tenda com Juliana Maia - 15h

Exposição de FORD 1928 - 1929 nas ruas do Centro Histórico - 18h

Desfile do Corso - 20h

Desfile oficial do Carnaval Antigo 2014 (Bloco da camisa) - 23h

- Domingo (19)

Desfile de encerramento do Carnaval Antigo 2014 – 11h

Reportagem de Vinícius Amparo

Você pode gostar