Rio - A Prefeitura de São Pedro da Aldeia dá continuidade às obras de revitalização da Orla da cidade. A área continua passando pela fase de preparação e marcação da base, onde é feita a escavação e preparação dos gabiões. O local já recebeu mais de 300m de gabião, uma estrutura de contenção mais prática e mais segura. A obra da orla aldeense é uma iniciativa da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação e será um espaço destinado ao lazer, caminhadas e gastronomia. Compreendendo os trechos da orla entre os bairros Centro e Estação, a construção é fruto de um convênio celebrado com o Governo do Estado, pelo programa Somando Forças. Além da escavação e dos gabiões, a atual fase da obra compreende várias etapas, entre elas o aterro, a estruturação da calçada, instalação elétrica e hidráulica, entre outros.
“A obra na orla é um sonho antigo de todos que moram em São Pedro da Aldeia. Com bastante trabalho e a importantíssima parceria com o Governo do Estado vamos realizá-lo. O projeto foi feito com muito cuidado, atendendo todas as exigências ambientais. Brevemente teremos a chegada da cidade mais bonita e mais valorizada”, disse o Prefeito Cláudio Chumbinho.
Secretário de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb fala sobre o processo. "As obras de revitalização estão a todo vapor, já ultrapassamos 300m de gabião. A preparação da base é a fase mais importante e, por isso, leva certo tempo. É preciso que façamos muito bem feito. Estamos tomando todo o cuidado para que a obra, quando for estruturada para receber o calçadão, fique firme e resistente, já que existe uma influência das águas da Lagoa naquele espaço. O trabalho com os gabiões é feito para esse problema não acontecer. Precisamos detalhar bem a base da obra e o gabião, para que no futuro não haja nenhum risco de cair”, afirmou.
De acordo com o projeto básico e inicial, a Orla receberá um calçadão arborizado e iluminado com 1.550m de extensão, que dará continuidade ao calçamento de pedras portuguesas já instalado na cidade. Caracterizando-se como um espaço de lazer, o trecho contará com quiosques, bancos, postes de iluminação indireta voltada para o calçadão e a praia, bicicletário, pergolados, cestas de lixo, rampas para possibilitar o acesso à praia e plantio de árvores.