Por vinicius.amparo

Rio - Quarenta voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) e agentes de saúde (ACS), de endemias (ACE) e das Unidades de Proteção Comunitária (UPCs) participarão, no fim de semana, de um curso de primeiros socorros preparado pelo governo dos Estados Unidos. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Proteção e Defesa Civil e a ONG internacional Care, com o objetivo de capacitar esses agentes para o primeiro atendimento a vítimas no caso de um desastre das chuvas.

O Curso de Preparação de Equipe Comunitária de Resposta ao Desastre será ministrado pelo neozelandês Paul Cull, pastor missionário que atua em áreas de risco. Fundador da ONG Cert Brasil (Equipe Comunitária de Resposta à Emergência), Paul Cull é um instrutor treinado pelo governo americano. Os participantes receberão certificados do curso.

Como explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, o curso é mais um passo da Prefeitura para a criação de uma grande rede de Defesa Civil no município, envolvendo poder público, comunidades, escolas e ONGs. Esse foi um dos aprendizados trazidos por ele e pelo prefeito Rubens Bomtempo da viagem feita ao Japão no início do ano, dentro da parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). “Estamos trabalhando para que a população esteja cada vez mais envolvida com a cultura da Defesa Civil, tanto na prevenção quanto na resposta a desastres. No Japão, vimos que as crianças, desde cedo, já sabem o que fazer para prevenir uma tragédia. Também o que fazer quando acontece uma tragédia. Cada capacitação que fazemos é um passo que damos nesse sentido”, disse Simão.

O curso tem 20 horas e será realizado de sexta-feira a domingo (17, 18 e 19/10), na Escola São Judas Tadeus, na Rua Mosela, 1.445, na Mosela. As vagas já foram preenchidas.

Você pode gostar