Rio - Nesta sexta-feira (17), o Centro do primeiro distrito de Magé vai ganhar o primeiro Mercado Popular e Bicicletário da cidade. O equipamento é mais uma instalação da Prefeitura que faz parte do projeto de urbanismo e mobilidade do município, que será comemorado com show ao som de samba e pagode com o Grupo Hipnose.
Construído a partir do projeto da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo, é executado pela equipe da Secretaria Municipal de Obras, o Mercado Popular e Bicicletário foi instalado nas margens da linha férrea que atravessa o primeiro distrito mageense entre as ruas Pio XII e Saquarema. É um equipamento que integra serviços ao cidadão, atendendo o grande número de usuários de bicicleta e oferecendo um espaço aos vendedores ambulantes que agora terão seu espaço garantido para a venda. Uma facilidade também para o consumidor que encontra tudo num só lugar.
Para atender o grande número de usuários de bicicleta, o Bicicletário oferece 300 vagas, facilitando para a população que utiliza desse meio de transporte. A estrutura desse equipamento urbano tem 40 vagas para no mercado popular e também conta com 10 banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, completando a estrutura que ocupa uma extensão de 60 metros, e ainda conta a intervenção paisagística.
Novo espaço faz parte de projeto de urbanismo do Centro de Magé
O Mercado Popular e Bicicletário do primeiro distrito são parte do projeto de urbanização do primeiro distrito que mudou a paisagem da cidade. A primeira intervenção foram as ciclofaixas são 3Km de vias exclusivas para ciclistas, oferencendo aos usuários de bicicleta, aos pedestres e aos condutores de veículos mais segurança no trânsito.
A segunda intervenção que impactou positivamente, melhorando o trânsito no Centro, foi o Passeio Público. Instalado na Rua Dr. Siqueira, uma das principais vias comerciais de Magé, e também na Travessa do Rócio, a área se tornou um ponto de encontro e incentivando o comércio local.