Itaperuna vai captar órgãos de doadores das regiões Norte, Noroeste e Lagos

Unidade vai atender 26 municípios. Em Aperibé, será inaugurada Clínica da Família

Por vinicius.amparo

Rio - O Programa Estadual de Transplantes (PET) inaugura nesta quinta-feira (23), às 14h, a terceira Organização de Procura de Órgãos (OPO) do estado. A unidade vai funcionar em Itaperuna, no Hospital São José do Avaí. A OPO atenderá 26 municípios das regiões dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminense.

A OPO foi criada para descentralizar e aperfeiçoar o processo de captação de órgãos e tecidos nos hospitais abrangidos por cada uma dessas novas unidades. As notificações de órgãos continuarão a ser feitas ao PET através do Disque-Transplantes (155).

As duas primeiras OPOs já funcionam no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac), bairro do Humaitá; e no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca; ambas na capital.

Clínica da Família em Aperibé

Ainda nesta quinta-feira, às 17h, será inaugurada a Clínica da Família em Aperibé. Com investimento de R$ 1,3 milhão dos cofres estaduais para construção, além dos equipamentos, a unidade será a 11ª inaugurada no estado.

O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde é, através das Clínicas da Família, trabalhar a prevenção, promoção da saúde, diagnóstico precoce de doenças e tratamento, fortalecendo o atendimento deatenção básica nas regiões. A gestão da Clínica será entregue à Prefeitura de Aperibé.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia