Por vinicius.amparo

Rio - Será iniciada nos próximos dias, a implantação de um grande complexo urbano no terreno de 145 mil metros quadrados do antigo 3º Batalhão de Infantaria do Exército, localizado na Rua Dr. Porciúncula 395, em Venda da Cruz, quinto distrito do município de São Gonçalo. As intervenções, que incluem construção de 1.240 moradias e de equipamentos sociais, além de obras de urbanização, tem previsão de término em dois anos. O investimento é de R$ 117,18 milhões.

Parte do empreendimento será tocada pela Secretaria de Estado de Obras, enquanto a construção dos 62 blocos de unidades habitacionais, destinadas a famílias que vivem em áreas de risco de Niterói e São Gonçalo, pelo programa Minha Casa Minha Vida. Os apartamentos terão aproximadamente 43 metros quadrados, com sala, dois quartos, cozinha e banheiro, distribuídos em cinco condomínios.

Além das moradias, haverá os seguintes equipamentos sociais: uma escola de ensino médio, uma biblioteca-parque e uma unidade de ensino profissionalizante, todas sob gestão do governo do estado; e um ginásio poliesportivo e um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que serão administrados pelo município. Esses equipamentos serão implantados nos prédios históricos existentes que, por serem tombados, não serão demolidos, mas restaurados.

As obras de urbanização consistem na pavimentação das ruas, com construção de meios-fios; na construção de quadras poliesportivas, passeios públicos, alamedas com paralelepípedos e praça com coreto; na implantação de redes de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário, com uma pequena Estação de Tratamento de Esgoto, de drenagem de águas pluviais e de rede elétrica, além de iluminação pública.

O local fica numa área dotada de boa infraestrutura urbana da cidade, servida por linhas regulares de ônibus com destino aos centros comerciais de São Gonçalo e Niterói. O batalhão foi transformado pela Câmara Municipal em Patrimônio Histórico, Cultural, Paisagístico e Ecológico.

"A intenção é recuperar este belo patrimônio, sem agredir o meio ambiente e preservando os prédios históricos, mas criando um espaço de cidadania e dignidade para quem mora em áreas de risco", ressaltou o secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto Júnior.

Você pode gostar