Por vinicius.amparo

Rio - Tradicionalmente conhecida pela qualidade do rebanho Girolando, Barra Mansa estuda democratizar a genética leiteira da raça para os pequenos produtores de leite do município. A ideia surgiu durante uma reunião entre o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, e o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Ma, no último dia 07.

Segundo Carlos Roberto, a intenção da prefeitura é criar um programa de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) utilizando sêmen de touros Girolando doado gratuitamente pela associação. Também está previsto o acompanhamento da secretaria e de técnicos da Girolando que vão supervisionar o controle leiteiro e dar orientações para melhoria de manejo e nutrição do rebanho. A raça Girolando é responsável por 80% de todo o leite produzido no Brasil e, segundo Beleza, o objetivo será fortalecer a bacia leiteira do município, uma das principais do estado do Rio de Janeiro.

"A prefeitura de Barra Mansa vai ser a primeira do país a formalizar uma parceria com a associação visando atender os pequenos e médios produtores. Por meio da Gerência de Agropecuária vamos cadastrar os produtores de leite interessados em participar do programa e formalizar a parceria com a Girolando para que o projeto seja implementado em 2015", explicou Beleza.

Além da melhoria genética do rebanho, o produtor também será beneficiado com o controle e o registro das bezerras e bezerros nascidos sem qualquer custo. Dessa forma, poderá agregar mais valor aos animais da propriedade com registro em livro fechado da associação. Em contrapartida, o produtor deverá se comprometer com o programa a realizar o controle leiteiro das vacas (com pesagens periódicas da produção individual) e também manter na propriedade as fêmeas nascidas a partir do projeto até a conclusão da sua primeira lactação. O controle dos procedimentos será feito por técnicos da prefeitura e da associação.

Você pode gostar