Por vinicius.amparo

Rio - Cerca de 250 crianças das escolas municipais de Niterói, Petrópolis e São Gonçalo participam nesta segunda-feira (17), de uma tarde de Contação de Histórias. Durante o evento serão anunciados os finalistas que concorreram ao Concurso Cultural Criadores de Começos. O encontro acontecerá a partir das 14 horas no Teatro Popular de Niterói, localizado na rua Jornalista Rogério Coelho, s/n, e reunirá crianças com idades entre 9 e 12 anos do 4° e 5° anos do ensino fundamental de oitos escolas públicas. Durante o evento em Niterói, a contadora de histórias Kiara Terra vai apresentar uma seleção de histórias sobre “começos” e convidará algumas crianças para subirem ao palco para contarem as suas histórias.

O concurso cultural tem como objetivo contribuir para o processo de alfabetização e letramento de crianças em escolas públicas de todo o país a partir da criação de contos, motivando as crianças a conhecerem histórias sobre a origem das coisas, o inicio de trajetórias e como reconhecer as transformações que o começo representa. Os contos vencedores serão publicados em janeiro de 2015 no livro “Criadores de Começos: Contos das Crianças”, e encaminhado em abril de 2015 às escolas e bibliotecas públicas dos municípios participantes.

O projeto Criadores de Começos envolve alunos de diversas cidades brasileiras, convidados a experimentar, por meio da leitura, histórias sobre começos. Ao todo, 408 professores dos 4º e 5º anos das escolas municipais das cidades de Angra dos Reis, Macaé, Cabo Frio, São Gonçalo, Niterói e Petrópolis participam do projeto. Professor e estudantes descobrem começos e criam contos a respeito. O resultado das 30 produções finalistas entre os Estados participantes (Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro) sairá ainda este mês, em novembro, e os textos serão apresentados para uma comissão de jurados em um evento que será realizado em dezembro. O projeto é uma iniciativa da Ampla.

Você pode gostar