Por vinicius.amparo

Rio - Um melhor controle do acesso de turistas na Vila do Aventureiro, em Angra dos Reis, na Região da Baía da Ilha Grande, durante as festividades de virada de ano, foi tema de uma reunião que aconteceu na última semana na sede da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra). A Vila é uma reserva de desenvolvimento sustentável, localizada dentro da área de influência da Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, e possui uma limitação de acesso de até 560 pessoas por dia.

Entre as novidades para este ano, está a maior interação entre os órgãos, que trocarão informações de forma mais ágil para ajudar na fiscalização de pessoas sem autorização e na identificação da abertura de novas vagas para o local.

Tema de reunião foi o melhor controle de acessos de turistas na Vila do Aventureiro%2C onde somente são permitidas 560 pessoas por diaIgor Abreu/Divulgação

"Nosso objetivo é garantir o desenvolvimento sustentável da Vila do Aventureiro, não só nos períodos de altíssima temporada, mas durante o ano inteiro", explicou Maria Silvia Rubio, presidente da TurisAngra.

Para Sandro Muniz, gestor do Parque Estadual da Ilha Grande (Peig) e da Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, a união entre os diferentes órgãos é fundamental para a preservação ambiental."Esta ação em conjunto que estamos preparando visa preservar uma das pérolas de Angra dos Reis. É preciso garantir a preservação e conservação da cultura e do meio ambiente locais", disse.

Nos próximos dias, o grupo se reunirá com o Comando de Polícia Ambiental (CPAM) para solicitar apoio ao trabalho de ordenamento.

Regras de Acesso à Vila do Aventureiro

Um termo de compromisso firmado entre Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a antiga Feema, Prefeitura de Angra e a comunidade local, através de sua associação de moradores, limitou o número de visitantes na Praia do Aventureiro em 560 pessoas, que podem se hospedar em um dos 18 campings autorizados a funcionar no local. O controle de acesso se dá através de uma pulseira, distribuída pela TurisAngra, no Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil (CIT). A distribuição é feita por ordem de chegada ao CIT, e somente no dia de embarque.

A TurisAngra dá ao turista uma importante recomendação: procurar sempre embarcações autorizadas pela Capitania dos Portos a navegar em mar aberto. Vale destacar que não existe linha náutica regular para o local.

Maiores informações sobre autorização para acesso à Vila: (24) 3369-7704 e o e-mail cit@angra.rj.gov.br.

Você pode gostar