Olimpíada para pessoas com deficiência promete muita disputa na Ilha São João

Evento conta com 160 entidades e participantes do Rio, Minas Gerais, São Paulo e Pará. Cerca de 2,5 mil pessoas, entre atletas, técnicos e arbitragem estarão da Olimpede 2014

Por eduardo.oliveira

Rio - A Olimpede 2014, Olimpíada da Pessoa Deficiente 2014, terá a participação de 160 entidades, representando 45 municípios de quatro estados diferentes - Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pará. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), e será realizado nos dias 28, 29 e 30 (sexta, sábado e domingo), na Ilha São João. No total, cerca de 2,5 mil pessoas, entre atletas, técnicos, professores, estagiários, arbitragem e apoio, participam da Olimpede 2014. O Governador do Rio, Luiz Fernando Pezão estará presente na abertura, que acontece nesta sexta-feira (dia 28), às 15h, no Ginásio da Ilha São João. As entidades inscritas terão garantidas, como nas últimas edições, hospedagem, alimentação, transporte, segurança e toda a equipe de profissionais envolvidos na realização do evento.

“Teremos grandes atrações, com apresentações da Banda e do Coral Municipal, um convidado especial cantando o hino nacional, um show de cadeirantes da Andefi (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos), de Niterói (RJ), e da Escola de Samba Beija Flor”, disse a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rejane Campos. De acordo com a secretária, a festa de abertura terá tema natalino. “Pela proximidade com a data, teremos a presença do Papai Noel e várias outras referências ao Natal”. A secretária destacou ainda a importância da Olimpede para a cidade e a região.

“Este evento é um importante momento do esporte adaptado em nosso município e região, voltado para uma política de inclusão e democratização do esporte, que envolve entidades de todo o Brasil”, afirmou.

 A Olimpede foi criada em 1987, passando a ser anual em 2001. O objetivo principal do evento é favorecer o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, proporcionando o intercâmbio técnico e a integração de diversas instituições através da prática esportiva adaptada.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia