Mais Lidas

Angra dos Reis recebe Centro de Vocação Tecnológica

Unidade tem capacidade para formar 2.500 profissionais por ano

Por rosayne.macedo

Rio - Um dos sonhos de todos os jovens e trabalhadores de Angra finalmente virou realidade na manhã deste sábado (20), com a inauguração do primeiro Centro de Vocação Tecnológica (CVT) da cidade, um local que possibilitará a formação profissional de pelo menos 2,5 mil jovens e adultos por ano. Com investimento de R$ 6,8 milhões, o CVT de Angra dos Reis oferecerá cursos com ênfase nas áreas Metal Mecânica e Naval.

"Com os conhecimentos adquiridos nos cursos do CVT, as moradores da região poderão trabalhar no estaleiro Brasfels, na usina nuclear e no submarino nuclear que está sendo construído em Itaguaí", afirmou o governador Luiz Fernando Pezão, que participou da inauguração, ao lado da prefeita de Angra, Conceição Rabha.

A partir do próximo ano, a população poderá escolher entre cursos especializados como os de Soldagem, Inglês, Turismo e Informática. As aulas estão programadas para o início de março. Serão oferecidos 23 cursos profissionalizantes com destaque para a área naval, como soldador, com especialidade em eletrodo, Mig/Mag, Tig, oxiacetilênico e/ou de estruturas; além de eletricista, encanador, pintor, assentador cerâmico (ladrilheiro), pedreiro e várias outras profissões.

"O CVT garante a oferta de capacitação profissional na Costa Verde, qualificando o trabalhador para que seja aproveitado na própria região em que vive", disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira.O CVT/Angra é um equipamento da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), autarquia ligada à secretaria. 

Apoio da prefeitura

Para viabilizar a instalação do CVT, a Prefeitura de Angra doou e preparou todo o terreno para a montagem da unidade, que possui 23 salas de aula amplas e climatizadas, oito laboratórios, oficinas, laboratórios de informática e solda, auditório multimídia e sala de pesquisa.

"Já entregamos vários CVTs no estado e Angra conquistou o seu graças às parcerias que construímos com a presidenta Dilma e com prefeita Conceição Rabha.  Eu sou filho de um torneiro mecânico e sei que a qualificação profissional é importante para todo o trabalhador", disse Pezão.

Para a prefeita Conceição. o CVT/Angra é um novo equipamento educacional e profissionalizante público e que poderá mudar o perfil da cidade. Ela agradeceu à vitoriosa parceria que o município tem com o governo do estado.

"Este Centro vocacional dará condições ao jovem e a todo trabalhador de se qualificarem para estar no mercado de trabalho em condições de competir, conquistar e assegurar o sustento para sua família. Isso é que dá dignidade às pessoas, pois é um investimento no ser humano, que é a nossa prioridade na prefeitura", disse ela.

Delegacia Legal será inaugurada dia 6

O governador Pezão confirmou seu retorno ao município no dia 6, aniversário de Angra dos Reis, para a entrega das obras da Delegacia Legal da cidade. A reforma e modernização da delegacia angrense estava prometida há mais de 20 anos e foi também uma conquista da perseverança e do empenho da prefeita Conceição, ainda em seu primeiro ano de governo.

Além da Polícia Civil, o novo prédio abrigará também uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), concretizando outra luta iniciada pela prefeita quando ainda era vereadora, no início dos anos 2000. " Não vamos parar por aqui. Pretendo visitar Angra, se possível, uma vez por mês. Com isso, com certeza, entregaremos mais importantes obras para esta cidade. Angra pode contar comigo pelos próximos quatro anos", garantiu o governador.

Conceição também falou sobre a importância das parcerias que tem buscado junto ao estado e o governo da presidenta Dilma Rousseff. Muitos investimentos estão a caminho do município, segundo a prefeita, por terem sido semeados ao longo dos dois primeiros anos de governo. "Meu principal agradecimento hoje é para o governador Pezão que olha para nossa cidade com imenso carinho e sabe que os investimentos em educação são a mola propulsora do desenvolvimento", disse a prefeita.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia