Por vinicius.amparo
Rio - O verão não está de brincadeira. As altas temperaturas têm castigado a população e quem precisa trabalhar na rua parece sofrer em dobro. Mas com a liberação do uso de bermudas, os agentes de saúde de Cachoeiras de Macacu já estão podendo trabalhar de forma mais confortável. Tudo para atenuar, um pouco, a "maratona" do dia a dia dos profissionais.
O secretário municipal de Saúde de Cachoeiras de Macacu, José Marcos de Góis, explicou que decidiu liberar os agentes para trabalharem de bermuda porque, afinal, eles têm que visitar cerca de oito famílias por dia, na maioria das vezes a pé, subindo e descendo ladeiras.
Publicidade
Treinados nas próprias unidades de saúde, os técnicos visitam as famílias, fazem o cadastramento, identificam problemas como hipertensão e diabetes, dando orientação adequada para cada caso. Quando necessário explicam para o paciente que ele precisa ir ao posto para que o médico faça uma avaliação, peça os exames ou até encaminhe para o profissional especializado.
Veterana na profissão, a técnica Iolanda Rocha Pinto diz que a maioria das pessoas recebe bem o trabalho. Mas que, infelizmente, há exceções. “Realmente há pessoas que não aceitam o nosso trabalho e nem nos deixa passar do portão de casa, não querem mostrar a caderneta de vacinação das crianças, por exemplo”, explica.
Agentes de Saúde foram liberados para utilizar bermudaDivulgação

Os agentes comunitários de saúde existem para ajudar às famílias, orientando sobre como, e onde, procurar atendimento médico e como manter o tratamento de maneira adequada, utilizando a medicação certa em horários regulares, conforme prescrição médica.

Antes de começarem efetivamente o trabalho, todos passam por um treinamento intensivo nos postos de saúde. Além disso, periodicamente são realizados cursos de atualização em diversas áreas. Assim, esses profissionais ajudam a prevenir problemas com a saúde e possibilitam que o paciente tenha, ou procure ter, melhor qualidade de vida.