Por vinicius.amparo

Rio - O bairro Patronato, em São Gonçalo ferveu durante a abertura do carnaval gonçalense nesta última sexta-feira (13). Os foliões percorreram a Rua Doutor Francisco Portela atrás do trio Sakulejo e depois se concentraram na Praça dos Ex-Combatentes, onde a banda Levada Carioca se apresentou no palco principal.

"Eu estou me sentindo no carnaval baiano, onde dizem que só não vai atrás do trio quem já morreu", brincou a estudante Juciara de Souza, 23 anos, que mora em Niterói e vai passar o carnaval em São Gonçalo pela primeira vez, após convite de uma amiga. 'Ela me falou do carnaval do ano passado e eu resolvi vir conferir. Confesso que esse primeiro dia está me surpreendendo", disse.

Cerca de seis mil pessoas lotaram o carnaval em São GonçaloDivulgação

Além de incluir apresentações de arrocha no show, a banda Levada Carioca também tocou funk — do antigo, como o "Rap da Felicidade", de Cidinho e Doca, e "Rap do Silva", de Mc Marcinho, a sucessos recentes, como "Dom dom dom", de Mc Pedrinho.

Um posto médico avançado foi montado no encontro das ruas Maria Rita e Jaime Figueiredo com capacidade para atender inclusive casos graves. Com cinco leitos e cinco ambulâncias — que desafogam as do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) —, a unidade conta com respiradores artificiais portáteis, desfibrilador e monitor cardíaco.

Além do reforço de 200 policiais do 7º BPM (São Gonçalo), 60 agentes da Guarda Municipal estão trabalhando diariamente durante o evento, além de equipes da secretaria de Segurança Pública de São Gonçalo. Após credenciamento na subsecretaria de Fiscalização e Posturas, 80 vendedores receberam autorização para trabalhar - entre ambulantes e barracas - vendo bebidas e alimentos para quem for passar os cinco dias de carnaval no Patronato.

Programação

Neste sábado, às 20h, acontece o desfile das escolas de samba de São Gonçalo, que contará com 11 agremiações, incluindo seis do grupo A e cinco grupo B. As apresentações nos três dias seguintes começam sempre no mesmo horário. Domingo terá o grupo São Bloco, às 17h, e AfroReggae, às 21h.

Na segunda-feira o público poderá acompanhar o Bloco Aretê e o Simpatia é Quase Amor. Fechando o carnaval, na terça-feira se apresentam a bateria da Porto da Pedra e o Cordão da Bola Preta.

Você pode gostar