Rio - Pela terceira vez a escola Império de Saudade encantou os jurados do desfile do BM Folia 2015, em Barra Mansa e foi campeã. Com o enredo Lendas e mitos da Amazônia, a agremiação recebeu 118 pontos e entrou na avenida com 155 componentes divididos em 10 alas. Tiveram 44 ritmistas, oito componentes na Comissão de Frente, 10 baianas, dois carros alegóricos e um abre alas. “Trabalhamos muito para conquistar mais esse título. Agora é trabalhar ainda mais, rumo ao tetra”, disse o presidente da escola, Sebastião Balbino, o Batata.
O segundo lugar ficou com a escola Mocidade de Vila Maria, que contou a história da Festa de Momo. A Mocidade de Vila Maria entrou na avenida com 153 componentes, 11 alas, 44 ritmistas, seis baianas, seis integrantes da Comissão de Frente, dois carros alegóricos e um abre alas. A diferença de pontuação entre as duas agremiações foi pequena. Enquanto a tricampeã levou 118 pontos, a Mocidade de Vila Maria, que foi vice, conquistou 113,30 pontos.
A maior novidade foi na categoria ‘Blocos Carnavalescos’. O bloco do distrito de Floriano, o União do Samba, participou da disputa pela primeira vez. O União do Samba levou 141 componentes para a avenida e foi dividido em nove alas. “É muita emoção ganhar logo na primeira disputa. Ano passado fizemos apenas uma participação, mas este ano entramos para ganhar e vamos fazer ainda mais bonito em 2016. Vamos trazer todo o distrito para avenida. A Joaquim Leite vai ficar pequena”, alegrou-se o vice-presidente do bloco, Adilson da Silva.
Alguns blocos foram penalizados por atrasos no início do desfile e perderam 0,5 pontos. Entre os que receberam a penalização estão o Acadêmicos da Periferia Leste; Pulo do Sapo; e Império da Banda G.
O superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, parabenizou as escolas e blocos. “Todos os desfiles foram emocionantes. Era possível ver a empolgação de cada integrante da escola. Ver, a cada ano, o carnaval de Barra Mansa evoluindo e encantando as pessoas é gratificante. Foi um carnaval voltado para a família”, ressaltou Chiesse.
