Rio - Cabo Frio, na Região dos Lagos, contou com várias operações contra irregularidades no trânsito durante o verão. De janeiro até o final do carnaval foram aplicados 5,8 mil autos de infração no total. Entre às infrações, houve 1.394 de estacionamento de veículos em passeio público. No carnaval, 82 veículos foram multados por estacionar em esquinas ou a menos de cinco metros do alinhamento das vias conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo o secretário municipal de Ordem Pública (Semop), Renato Vianna, a Guarda Municipal trabalhou com 498 agentes. Os 281 servidores da Guarda Municipal trabalharam nas ruas de Cabo Frio e foram contratados para apoio 217 homens. O secretário avalia que o planejamento das ações foi de resultado positivo.
As estatísticas divulgadas pela secretaria mostram que em janeiro foram registrados 3.280 autos de infração, sendo que a transgressão maior foi a de estacionar sobre passeio, total de 927 veículos, neste período. Já estacionar em local/horário de estacionamento e parada proibida por sinalização foram 481. O estacionamento em desacordo com a regulamentação do CTB foi de 396 veículos. As irregularidades propiciaram 249 apreensões de veículos.
No período de 1º a 12 de fevereiro, a secretaria registrou 1.140 autos de infração, sendo o não uso de cinto de segurança pelos condutores. Foram 81 automomóveis apreendidos. Entre os dias 13 e 22 de fevereiro, período de carnaval que recebeu em torno de 800 mil pessoas, estacionar no passeio teve 235 infratores e 56 veículos estacionados ao lado ou sobre o gramado ou jardim público. No total, 141 veículos passaram pelo depósito municipal em Cabo Frio, durante o carnaval.
O prefeito Alair Corrêa enalteceu a realização do trabalho de sinalização em todas as ruas de Cabo Frio, separando as vagas para idosos, deficientes e motos.
"Esses autos de infração aconteceram devido ao desrespeito dos motoristas. Nota-se principalmente pelo estacionamento em calçadas, que teve o maior índice de multas aplicadas durante a alta temporada", disse o prefeito.
*Com informações da assessoria da prefeitura de Cabo Frio