CRAS Praia do Siqueira retoma atividades com idosos em Cabo Frio

Centro de Referência de Assistência Social oferece diversos serviços à população

Por vinicius.amparo

Cabo Frio (RJ) - Todas as quintas-feiras durante a tarde, um grupo de idosas se reúne no Centro de Referência e Assistência Social Praia do Siqueira, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Em uma conversa leve, sempre com orientação da psicóloga Deisiane Santos, os assuntos começam a surgir. São temas relevantes às idosas, como direitos e deveres, relacionamento como avós, mães e esposas, a sabedoria delas, combate à violência familiar e contra o idoso, entre outros. Uma vez por mês estas quintas-feiras se transformam em interação com outros CRAS ou até mesmo passeios. Assim é desenvolvido o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Dona Sebastiana Cândida de Lima tem 70 anos e é usuária do CRAS há seis. Toda semana ela está presente no grupo, onde considera as companheiras como amigas."O mais legal do CRAS, é fazer amizades com pessoas que eu não conhecia. A melhor parte para mim são os passeios, as músicas que a gente fica cantando durante a viagem eu não esqueço mais, disse.

Além do grupo de idosas, o CRAS Praia do Siqueira oferece diversos serviços à população. Entre os serviços estão o PAIF — Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, e também o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que trabalha com oficinas socioeducativas para todas as idades. São eles: Brinquedoteca, Onda Jovem, oficinas de balé, jazz, natação, corte e costura, silk screen e hidroginástica.

"Todas essas atividades socioeducativas são destinadas aos usuários que são acompanhados no CRAS através do PAIF. Eles recebem o atendimento da equipe técnica, que identifica as situações de vulnerabilidade social, e a partir do PAIF, são direcionados aos outros serviços", explicou a coordenadora da unidade, Lilian Pessanha.

Para iniciar o atendimento no CRAS, o usuário deve comparecer à unidade com identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento, declaração escolar e o NIS – número de identificação social, adquirido através da inscrição no CadÚnico, o cadastro único dos programas sociais.

O CRAS da Praia do Siqueira atende usuários dos bairros Jardim Caiçara, Jardim Olinda I e II, Praia do Siqueira, Palmeiras e Parque Burle. A unidade fica localizada à Rua Guanabara, n° 1 - Praia do Siqueira.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia