Por vinicius.amparo

São Gonçalo (RJ) - É nesta terça-feira (10), a abertura do I Salão Municipal do Livro de São Gonçalo. Com entrada gratuita, o evento vai ser realizado na casa de show Inove Music (I9), no bairro Camarão, até o dia 12, quando é comemorado o Dia Municipal de Incentivo à Leitura. O evento tem horário previsto para início às 15h.

Às 15h30 a contadora de histórias Kiara Terra vai apresentar “Obax – A coragem de inventar suas próprias histórias”, que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor infantil, em 2011. O livro relata uma ficção ambientada na África, inspirada na publicação “African canvas, the art of west african women” (Canvas africano, a arte das mulheres da África Ocidental) e nas fotos da fotojornalista namibiana Margaret Courney-Clarke.

A história apropria-se de elementos culturais africanos e afro-brasileiros para relatar as aventuras de Obax, uma criança de imaginação fértil que inventava histórias que, de tão criativas, crianças e adultos não acreditavam. Depois de ter a ideia de partir pelo mundo ela decidiu que iria para provar a todos que sua história era verdadeira. De 18h às 21h haverá uma oficina com Kiara, com a temática “Como nasce um narrador”. Haverá 30 vagas. As inscrições serão feitas no local.

Já às 16h30 é a vez de Thalita Rebouças, que escreve para o público adolescente e é a escritora brasileira que mais vende publicações neste segmento no Brasil, subir ao palco. Ela vai ler trechos de seu livro “360 dias de sucesso”, que fala sobre sonhos, ídolos, romance, traição, escolhas e música. Lançado no ano passado, ele narra uma história de fama instantânea e efêmera relatando as aventuras de um grupo de amigos que vêem suas vidas virar de cabeça para baixo quando publicam um vídeo na internet e se tornam sucesso imediato na rede. De 17h30 às 18h haverá sessão de fotos e autógrafos com a escritora. Haverá distribuição de senhas.

Às 18h, a contadora de histórias Maria Clara Cavalcanti, do grupo Confabulando, se apresenta no espaço “Canto de Contos 1”. E, de 18h30 às 21h, estará à frente de uma oficina de contação de histórias, no Espaço Affonso Romano de Sant’Anna.

Simultaneamente, os poetas gonçalenses Rodrigo Santos, Romulo Narducci, Matheus Goudar e Carlos Eduardo Vitorino vão se apresentar durante 40 minutos e desenvolver o tema “A nova poesia gonçalense – Uma Noite na Taverna e Coletivo Ágora Urbana”.

Às 18h30, no espaço “Cantos de Contos 1”, a jornalista, radialista, publicitária e escritora Cláudia Cataldi fará a leitura das histórias bilíngues “A Família Salada” e “O sol que queria nascer de noite”.

“Acreditamos que a leitura é o caminho para transformar a realidade. É um investimento a longo prazo, mas seguro, que forma cidadãos pensantes, responsáveis e críticos”, ressaltou a coordenadora municipal de leitura Isabel Tubino, que é doutora em linguística e coordenadora do Comitê do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) em São Gonçalo.

Você pode gostar