Barra Mansa capacita técnicos para Cadastro Ambiental Rural

Objetivo foi capacitar a equipe para realizar o trabalho do Cadastro Ambiental Rural, que prevê a identificação das propriedades rurais do estado do Rio até maio de 2015

Por eduardo.oliveira

Rio - A secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa, em parceria com a Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), realizou na manhã desta terça-feira (10) um curso para os funcionários da pasta. O objetivo foi capacitar a equipe para realizar o trabalho do CAR (Cadastro Ambiental Rural), que prevê a identificação e integração das informações ambientais das propriedades rurais do estado do Rio até maio de 2015.

De acordo com a engenheira agrônoma da Agevap, Juliane Dornellas Nunes, a implementação do CAR começou em 2014 e a expectativa é cadastrar todas as 60 mil propriedades em áreas rurais do estado do Rio. "Nossa intenção é mapear as culturas e as áreas com plantas nativas em todo o território estadual. Por isso, será necessário que o técnico que realizar o cadastro faça fotos dos locais. Teremos ajuda de imagens de satélite para ter noção da situação dessas propriedades”, informou.

A estimativa da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural é que Barra Mansa possua cerca de 600 propriedades rurais. “Ainda há um receio do produtor em realizar o cadastro, mas os benefícios são muitos e é isso que vamos mostrar a eles”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza.

O cadastro será realizado em Barra Mansa de três formas. A primeira, segundo Beleza, vai ser feita através de visitas dos técnicos da secretaria durante a vacinação contra brucelose, a partir do dia 17 de março. “Também vamos realizar o cadastro nos distritos rurais e quem quiser poderá vir até a secretaria, no Parque da Cidade”, informou Beleza, alertando que o produtor que não realizar o cadastro poderá ter créditos bancários e ingresso em programas governamentais negados por permanecer em situação irregular.


*Com informações da assessoria da prefeitura de Barra Mansa

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia