Por rosayne.macedo

São Gonçalo (RJ) - “O perigo de se tornar um imortal é acreditar nisso e atravessar a rua sem olhar para os lados”, brincou Zuenir Ventura, ao participar, nesta quarta-feira (11), do  I Salão Municipal do Livro, em São Gonçalo, cinco dias após assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL).

O sétimo ocupante da cadeira de número 32 falou como é suceder o escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna – autor de obras como “O auto da compadecida” que faleceu aos 87 anos, em julho do ano passado. “Sucedê-lo, e não substituí-lo, é uma sensação de nova aventura na minha vida”, ressaltou.

Escritor contou histórias e respondeu a perguntas de alunos%2C pais e professoresDivulgação

Em um bate papo descontraído, o mineiro nascido em Além Paraíba há 83 anos contou histórias e respondeu a perguntas de alunos, pais e professores. Questionado por um estudante se as novas tecnologias poderiam acabar com os livros, Zuenir Ventura usou o exemplo do rádio para dizer que não acreditava na possibilidade.

“Hoje você tem que escrever de outra maneira para competir com a novela, a internet, o celular, mas as tecnologias vão conviver. Todos que disseram que o livro ia acabar, que o jornal impresso ia acabar, acabaram antes. A televisão não acabou com o rádio, como muitos diziam na época”, respondeu.

Logo após a conversa, o escritor autografou livros e posou para fotos ao lado de fãs. Paralelamente, milhares de pessoas circularam pelos estandes das editoras participantes do evento e participaram de oficinas, palestras e sessões de contação de história.

Zuenir autografou livros e posou para fotos ao lado de fãsDivulgação

O I Salão Municipal do Livro será encerrado nesta quinta-feira, dia 12, quando se comemora o Dia Municipal de Incentivo à Leitura, com a presença do cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Gonçalo

Você pode gostar