Por eduardo.oliveira

Rio - Petrópolis, a Cidade Imperial, na Região Serrana, faz 172 anos no próximo dia 16 de março. Para comemorar esta data, a prefeitura preparou uma programação especial para todo o mês, com destaque para o feriadão, entre 14 e 16 deste mês.

Atividades culturais, musicais, esportivas e gastronômicas fazem parte das atrações que o público vai poder conferir nesses três dias. “Será uma celebração para o povo, da criança ao idoso”, garantiu o prefeito Rubens Bomtempo. A comemoração será completa, com direito a missa celebrada na Catedral São Pedro de Alcântara e o tradicional parabéns, com bolo que será distribuído aos participantes na Praça da Liberdade, que concentra a maior parte dos festejos, com recreação infantil, apresentação de coral, dança coletiva e a apresentação de uma versão especial do Hino de Petrópolis, feita com diversos artistas petropolitanos e vários ritmos musicais.

O engenheiro e major Júlio Frederico Koeler, que projetou a cidade, receberá homenagens, assim como o fundador, Dom Pedro II, com deposição de flores em seus respectivos monumentos. Haverá participação especial da Banda do 32º BMtz e da Guarda de Honra Imperial, além de desfile com a Banda Marcial Wolney Aguiar e grupos de dança folclórica alemã.

Além do Centro Histórico, outros locais também serão palco para as atividades. O distrito de Itaipava receberá uma etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo, no Parque Municipal Paulo Rattes, e preparação de receitas gastronômicas com produtos do Brejal no Hortomercado. Já Nogueira será presenteado com leitura de poesia promovida pelo Sarau da Confraria Informal.

O grande destaque da programação, no entanto, fica por conta do show com Gabriel Silva, petropolitano que participou do The Voice Brasil 2014 e levou o nome da cidade para todo o país. A apresentação será no dia 16, às 19h, na Praça da Liberdade.



Você pode gostar