Por rosayne.macedo

Rio - O deputado estadual Dr. Sadinoel deu entrada no projeto de lei n°90/2015 para ajudar trabalhadores do Comperj que perderam seus empregos, a maioria de outras cidades e estados. Segundo o deputado, a instauração das comissões temáticas e da CPI Estadual da Petrobras na Alerj "ajudará com maior velocidade esses trabalhadores".

A ideia é oferecer a eles a inclusão em programas sociais, como cadastros de habitação do estado e concessão do aluguel social. Também deverão ser oferecidos instrumentos que viabilizem o retorno dos moradores e de suas famílias aos seus estados ou municípios de origem. O projeto prevê ainda colocar como prioridade de mão de obra todos os trabalhadores oriundos do Comperj, e, assim, oferecer a eles uma nova oportunidade.

O deputado lembra que a dura realidade que vive hoje a cidade de Itaboraí e municípios vizinhos, provocada pelos problemas financeiros do Comperj, resultou no desemprego de mais de 12 mil pessoas, onde boa parte delas é de fora do Estado do Rio, e que ficaram impossibilitadas de retornarem para os seus estados.

"Além da falta de condições de regresso, milhares desses trabalhadores foram despejados dos alojamentos em que estavam vivendo por conta do vencimento do seguro-moradia pago pelas empresas contratantes e, por falta de condições financeiras para renovar o aluguel dos imóveis onde moravam, muitos foram morar nas ruas", explicou.

O deputado lembra que os problemas que originaram esses novos moradores de rua foram provocados por atrasos salariais, dívidas trabalhistas e o aumento da fila de desempregados. De acordo com o IBGE, só o município de Itaboraí teve um crescimento populacional de 21% nos últimos 15 anos e boa parte desse inchaço atribui-se à contratação da mão de obra que atua no Comperj.

* Com informações da assessoria do deputado Dr. Sadinoel

Você pode gostar