Por rosayne.macedo

Nova Iguaçu -  Cerca de 4 mil oportunidades de trabalho para todos os níveis de escolaridade e qualificação profissional serão oferecidas hoje na 9ª edição da Feira de Empregos, que reunirá pelo menos 30 empresas na Praça Rui Barbosa, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A expectativa dos organizadores é que cerca de 10 mil pessoas compareçam ao local do evento, que acontece pela primeira vez fora da capital.

A ideia do projeto, segundo seus organizadores, é transformar a feira numa grande ponte entre companhias de pequeno, médio e grande porte, como a Leader, Granfino ou Lojas Americanas, já confirmadas, levando a inclusão social às pessoas por meio de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Tradicional indústria da região, a Granfino vai abrir 21 vagas de empregos no evento, entre as quais, cinco para motorista e 10 para ajudante de caminhão. Os interessados devem ter o 1° grau completo. A empresa de alimentos também vai oferecer seis vagas para separador de cargas com experiência na função, 2º grau completo e ter conhecimento da plataforma WMSA. A marca vai apoiar a realização do evento e oferecer materiais como mesas e cadeiras.

Cursos de capacitação

Serão oferecidos também cursos profissionalizantes e de capacitação. A feira vai disponibilizar ainda serviços de emissão de 1ª e 2ª via de documentos, como Carteira de Trabalho e Carteira de Identidade; localização de Certidão de Nascimento, cadastramento no Programa Minha Casa Minha Vida e no Bolsa Família, além de aferição de pressão arterial, teste de glicose, identificação sanguínea e orientação jurídica.

O evento faz parte do projeto “Empregabilidade em Movimento”, realizado desde 2002 no Rio de Janeiro, com patrocínio do Instituto Simetria, braço da empresa especializada em soluções para Recursos Humanos e Administração de mão de obra (temporária e terceirizada). O evento tem apoio da prefeitura, através da Secretaria de Trabalho e Renda e da Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu (Fenig).

Polo de negócios

Para o prefeito Nelson Bornier, a escolha de Nova Iguaçu para a realização da Feira de Empregos vem ao encontro da política do governo municipal de investir todos os recursos possíveis no fomento da oportunidade de trabalho, sobretudo para os mais jovens.

“A gente sentiu necessidade de levar o evento também para a Baixada Fluminense. E a cidade de Nova Iguaçu foi escolhida por ser um grande polo de negócios, em franca ascensão socioeconômica, com cerca de 1 milhão de habitantes”, justificou o supervisor de RH da Simetria, Leonardo Medawar.

Ele lembrou ainda que Nova Iguaçu, com maior extensão territorial da Baixada, é também o quarto município mais populoso do estado, ficando atrás somente de São Gonçalo, Duque de Caxias e da capital. “Historicamente, uma cidade dormitório, Nova Iguaçu vem mudando seu perfil socioeconômico nos últimos anos. Recentemente, foram instaladas no município importantes empresas”, frisou. Já foram realizadas edições no Centro do Rio, nos bairros de Campo Grande, Cidade de Deus, Vila Kennedy e, por duas vezes, na Pavuna e na Rocinha.

Para os técnicos do Instituto Simetria, os investimentos de infraestrutura, logística e serviços em geral tem sido cada vez maior no estado, devido aos grandes eventos que ocorrerão até 2016. “Contudo, todo crescimento econômico gera uma demanda maior de mão de obra e este evento dará o suporte necessário para que essas pessoas sejam encontradas pelas empresas da região”, diz Jéssica Fernandes, do setor de marketing da Simetria.


Você pode gostar