Rio - O projeto “Águas do Aldeia” foi lançado como parte do Programa Bacias Sustentáveis. O objetivo é identificar e reverter os processos de degradação encontrados na bacia do rio Aldeia, que fica entre os municípios de São Gonçalo e Itaboraí, contribuindo para a conscientização ambiental da população local e melhoria da qualidade da água ao longo do seu curso.
“Esse projeto é de extrema importância para o município, irá abranger 11 bairros e o bioma Mata Atlântica. O programa terá 12 meses de estudos e será realizado nos municípios de São Gonçalo, Niterói e no Estado do Rio de Janeiro”, afirmou o secretário da pasta, Ricardo Harduim.
O programa prevê identificar e mapear microbacias e potencias parceiros; recuperar e preservar nascentes, mananciais e cursos d’água; localizar áreas de assoreamento e erosão; identificar o uso e ocupação do solo em áreas de manancial; identificar e localizar áreas de decomposição de rede de drenagem natural; recompor a vegetação ciliar; promover ações de melhorias da qualidade da água, com a conscientização do consumo e da conservação dos recursos naturais e avaliar as condições dos aquíferos, se houver, apontando ações para preservação, recuperação e aumento de suas capacidades.