Palmeira imperial tem lugar de honra em Nova Iguaçu

Essa espécie de árvore representa um resgate de parte da história do município

Por vinicius.amparo

Rio - Uma palmeira imperial (Roystonea oleracea Palmae) de 12 metros de altura voltou a ocupar nesta quinta-feira um lugar especial no Paço Municipal de Nova Iguaçu. Ela representa a letra U da grafia atual do nome do município, que nasceu com dois esses e acento agudo na letra U. Atingida por um raio há 4 anos, a palmeira anterior, plantada no governo do Prefeito Ruy Queiroz, não conseguiu ampliar suas raízes no espaço que lhe foi destinado e acabou morrendo. São, ao todo, nove delas e cada uma representa uma letra do nome da cidade que em 15 de janeiro último comemorou 183 anos.

O secretário de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone, explica que esse trabalho representa o resgate de uma parte da história da cidade. “Muitos não sabem, mas as palmeiras em frente ao paço têm um significado importante. Existem duas sequências de palmeiras em frente à prefeitura. Uma com quatro palmeiras do lado esquerdo, que representam a palavra “Nova”, e cinco do lado direito, que representam a palavra “Iguaçu”. Esta sexta palmeira era o que faltava para completar o nome da cidade”, afirma Guidone. A ação faz parte do projeto “Iguaçu Mais Verde”, que já plantou mais de sete mil mudas na cidade nos últimos dois anos.

Nova Iguaçu está ganhando um arboreto nas vias de diversos bairros. O próximo local a receber o plantio de palmeiras será no Shopping a Céu Aberto, mais conhecido como calçadão. Recentemente foram plantadas cerca de 110 mudas nas avenidas Amaral Peixoto e Mário Guimarães e nas ruas Getúlio de Moura e Bernardino de Mello.

As árvores, plantadas além de oferecer áreas mais sombreadas, também ornamentam a cidade. De acordo com a estudante Fernanda Lemos, 25, que esperava seu ônibus no ponto, as palmeiras embelezam ainda mais a prefeitura. “As acho muito bonitas. Ainda mais depois de saber desse significado. Não sabia dessa história. É muito interessante e bom saber que estão resgatando e cuidado da história da cidade”, comenta.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia