Por marlos.mendes

Rio - A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima abriu oficialmente nesta sexta-feira, a programação cultural das comemorações dos 180 anos da elevação de Vila de São Salvador à categoria de cidade de Campos. Localizada no distrito de Goitacazes, a Casa de Cultura José Cândido de Carvalho recebe a “Mostra fotográfica amadora Olhares sobre Campos”, que atraiu vários visitantes, admiradores das fotos e dos locais escolhidos pelos fotógrafos amadores, mostrando as belezas do município.

Carla Henriques, fotógrafa amadora de Goitacazes, que há oito anos passou a amar a fotografia, e está com seu trabalho na exposição, diz que as fotos antigas e as novas remetem à evolução da cidade.

- Fico encantada de ver esses dois tempos do município, reparando os detalhes e nas mudanças que tiveram com o tempo, e também recordar ou vivenciar o antes e o depois, os cuidados com a nossa cidade, que sempre devemos ter - disse Carla.

Inserida na exposição, segue paralela, outra mostra de desenhos feitos por alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento, antigo Peti. Cerca de 50 crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos desenvolveram os trabalhos com base nos “Olhares sobre Campos”. No mesmo espaço, acontece a exposição de artesanato “Trilho das Artes”, com produtos feitos de vagonite, fibra de bananeira, biscuit, tricô e feltro. Bolsas, bijuterias, relógios, roupas customizadas, baús, luminárias e jarros fazem parte da exposição. A Casa de Cultura José Cândido de Carvalho fica localizada na Avenida Raul Souto Maior s/n.

A mostra retrata a história de Campos através de imagens de pontos turísticos, em diferentes momentos históricos, e resgata a identidade do campista. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer poesias de autores campistas, declarando o amor pela cidade. Neste sábado, dia do aniversário de elevação de Campos à categoria de cidade, haverá solenidade na sede da prefeitura e, em seguida, lançamento do projeto Viver Feliz, que vai levar mais de 20 serviços gratuitos aos 18 condomínios do Programa Morar Feliz. A data foi escolhida por ser o aniversário de 180 anos da cidade. A primeira edição do Viver Feliz vai acontecer no Condomínio Morar Feliz do Parque Esplanada, das 8h às 14h.

Entre os serviços que serão oferecidos estão os seguintes: atendimentos na área de saúde, orientação jurídica, isenção de taxa para a 2ª via da carteira de identidade, esporte e lazer, plantio de árvores, confecção de currículos, divulgação de cursos no Balcão de Empregos, recreação infantil, corte de cabelo e vacinação de animais.

A Secretaria Municipal de Saúde fará aferição de pressão arterial, teste de glicose, para detectar diabetes, e cadastramento de hipertensos. Já a Secretaria da Família e Assistência Social informará sobre Cras e Creas, encaminhamentos pela rede socioassistencial, para a retirada da carteira de identidade, corte de cabelo e informações sobre o Pronatec.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece) vai garantir a recreação infantil e oficina de reciclagem. A Fundação Municipal de Esportes levará escolinha de skate, basquete, futebol, futsal e aula de zumba. A Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) disponibilizará corte de cabelo e esmaltação de unhas, além de pintura facial para as crianças.

- Vamos a todos os condomínios do programa Morar Feliz, disse a coordenadora do Viver Feliz, a assessora Particular da prefeita Rosinha Garotinho, Linda Mara Silva. A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima oferecerá o Curso Livre de Teatro e orientações sobre os projetos do órgão. A Secretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins fará coleta domiciliar, coleta seletiva e desenvolver a operação “Cata Treco”.

Você pode gostar