Floricultura movimenta R$ 634 milhões no estado

Setor também ampliou número de produtores e de áreas cultivadas no Rio

Por vinicius.amparo

Rio - A floricultura, atividade que já coloca o Estado do Rio entre os maiores polos produtores de flores e plantas ornamentais do país, ainda tem potencial de crescimento. De acordo com a Secretaria de Agricultura, em 2014, o setor movimentou R$ 634 milhões, valor 10% superior ao do ano anterior. Este crescimento vem acompanhado do aumento do número de produtores, expansão da área de cultivo, diversificação do número de espécies cultivadas e a profissionalização de mão de obra na agregação de valor e serviços, ampliando a demanda pelo produto.

Atualmente, em todo o estado, 1.074 produtores se dedicam à produção de flores de clima temperado, tropicais e envasadas, além de plantas para paisagismo e jardinagem. Grande parte deste contingente, cerca de 50%, se concentra na Serra, na produção de orquídeas, por exemplo.

Outros 38%, na Região Metropolitana, cultivam plantas ornamentais, flores e folhagens tropicais. Os demais estão localizados nas regiões Noroeste, Baixadas Litorâneas e Sul.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia