Corpo de Bombeiros inaugura novo quartel em São Gonçalo nesta quarta

Unidade está localizada em ponto estratégico do município

Por vinicius.amparo

Rio - O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro inaugura nesta quarta-feira (22), às 10 horas, o novo quartel de São Gonçalo, região Metropolitana. A unidade (3/20 DBM), construída em uma área de seis mil metros quadrados da Ceasa-RJ no bairro Colubandê, foi cedida por comodato pela secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap). O destacamento é subordinado ao quartel de São Gonçalo (20º GBM) e ficará sob o comando do major Deyve Freitas Barreto.

O novo quartel terá cinco viaturas operacionais (um auto-rápido, uma viatura híbrida de combate a incêndios e salvamento, um auto socorro de emergência, um auto tanque reboque e uma auto plataforma mecânica). Cerca de 50 militares irão compor o efetivo do destacamento diariamente.

Para o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, uma das maiores vantagens da nova unidade é a localização estratégica.

"Trata-se de um ponto ideal da cidade para facilitar a atuação dos bombeiros e assegurar um tempo-resposta eficiente. Além disso, o destacamento terá plena capacidade de atendimento às cidades vizinhas, como Maricá, Itaboraí e Niterói" afirmou Simões.

Investimento

A corporação investiu cerca de R$ 4,2 milhões entre viaturas, obras e equipamentos. A edificação – de um pavimento – contará com vestiários, refeitório, cozinha, despensa, depósito de materiais, além de seções administrativas e gabinete do comando. Os recursos empregados são oriundos da arrecadação do pagamento da taxa de incêndio.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia