Por vinicius.amparo

Rio - O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro inaugura nesta quarta-feira (22), às 10 horas, o novo quartel de São Gonçalo, região Metropolitana. A unidade (3/20 DBM), construída em uma área de seis mil metros quadrados da Ceasa-RJ no bairro Colubandê, foi cedida por comodato pela secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap). O destacamento é subordinado ao quartel de São Gonçalo (20º GBM) e ficará sob o comando do major Deyve Freitas Barreto.

O novo quartel terá cinco viaturas operacionais (um auto-rápido, uma viatura híbrida de combate a incêndios e salvamento, um auto socorro de emergência, um auto tanque reboque e uma auto plataforma mecânica). Cerca de 50 militares irão compor o efetivo do destacamento diariamente.

Para o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, uma das maiores vantagens da nova unidade é a localização estratégica.

"Trata-se de um ponto ideal da cidade para facilitar a atuação dos bombeiros e assegurar um tempo-resposta eficiente. Além disso, o destacamento terá plena capacidade de atendimento às cidades vizinhas, como Maricá, Itaboraí e Niterói" afirmou Simões.

Investimento

A corporação investiu cerca de R$ 4,2 milhões entre viaturas, obras e equipamentos. A edificação – de um pavimento – contará com vestiários, refeitório, cozinha, despensa, depósito de materiais, além de seções administrativas e gabinete do comando. Os recursos empregados são oriundos da arrecadação do pagamento da taxa de incêndio.

Você pode gostar