São Pedro da Aldeia (RJ) - A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, iniciou, nesta semana, a segunda fase do projeto de saneamento da Lagoa de Araruama. A obra está sendo executada pela concessionária Prolagos.
O valor de 10 milhões de reais do projeto será pago à empresa responsável após a conclusão das obras, com recurso do ICMS Verde, arrecado pelo município, em sete prestações anuais. Leis Municipal e Estadual autorizam o convênio.
A parceria da prefeitura com a concessionária irá adiantar as obras que, antes do convênio, não tinham previsão para acontecer. Os pontos trabalhados serão: Ponta da Areia, Baleia, Praia Linda, Centro, Mossoró, Maracanã e Camerum. É válido lembrar, que a obra já foi realizada no Mossoró.
Estão sendo instalados 600 metros de rede de esgoto, que complementam o cinturão da Lagoa de Araruama, na orla entre a Praça Hermógenes Freire da Costa e o cemitério municipal. Esta construção irá captar todo o esgoto do entorno.
O Prefeito Cláudio Chumbinho falou sobre a importância da obra. “Estamos fazendo essa obra de esgotamento sanitário no Centro, mas outros pontos na cidade também serão atendidos. Já realizamos no Mossoró e faremos ainda Ponta da Areia, Baleia, Praia Linda, Maracanã e Camerum. Identificamos comerciantes e domicílios que estavam despejando esgoto de forma irregular na Lagoa, com essa obra esse despejo será encerrado” explicou o prefeito.
A obra está sendo fiscalizada pela própria secretária de Ambiente, Adriana Saad e o engenheiro ambiental, Maycon Vitorino. A técnica ambiental Wilma Maciel fiscaliza a ligação dos moradores e comerciantes a nova rede.
“É fundamental que a população se ligue a nova rede. Esse é um importante passo para a despoluição da Lagoa de Araruama e a Secretaria do Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento estará acompanhando diariamente e de perto o andamento desta obra, que complementa mais uma fase do cinturão", afirmou a secretária.
O secretário de Urbanismo e Habitação Wilmar Mureb, ressaltou o potencial turístico da região. “Essa obra de esgotamento sanitário é de extrema importância para a sobrevivência da Lagoa de Araruama.Em breve será iniciada uma obra de urbanização que irá desde a Praia do Centro até a Praia da Pitória, trazendo beleza e atrativo turístico para São Pedro da Aldeia”, afirmou o secretário.