Por lucas.freitas

Resende (RJ) - O Programa Conta na Balança, que combate à obesidade infantil na rede municipal, inicia este mês o trabalho de busca ativa dos alunos obesos que ainda não alcançaram resultados satisfatórios dentro das ações. A medida foi anunciada durante a reunião de avaliação da equipe, que aconteceu na tarde de ontem, e contou com a presença da idealizadora do programa, a médica cardiologista e deputada estadual Ana Paula Rechuan.

A busca será feita pelos agentes comunitários de saúde nas residências dos estudantes, nos endereços informados pelas escolas onde estão matriculados. No primeiro momento os profissionais vão sensibilizar pais e responsáveis sobre a importância de intensificar o acompanhamento feito pelo Programa nas unidades básicas de saúde.

A intenção é encaminhá-los às unidades para que seja feita novamente a avaliação do peso, altura, circunferência abdominal, coleta de sangue e aferição de pressão. Entre os exames que serão realizados estão: Hemograma Completo, Glicose, Colesterol Total e Frações e Triglicerídeos.

Com base nos resultados, os alunos serão encaminhados para consultas com nutricionistas, passando pela avaliação da equipe da Área Técnica de Nutrição e Alimentação (ATAN) da Secretaria de Saúde. Os agentes vão percorrer residências de alunos obesos em todas as regiões atendidas pelo Programa.

"Tivemos uma reunião com esses profissionais e estamos estreitando laços para que sejam nossos grandes aliados. Além de educadores, eles são incentivadores das crianças e fortalecem as atividades esportivas dentro do ambiente escolar", ressaltou Ana Paula Rechuan.


Você pode gostar