Por lucas.freitas

Nova Iguaçu (RJ) - Após oito anos com as obras paralisadas, foi reinaugurada nesta terça-feira (12) a Escola Marechal Mascarenhas de Morais, no distrito de Santa Eugênia, em Nova Iguaçu. Cerca de R$ 40 milhões foram investidos pela prefeitura na entrega de oito unidades escolares. Atualmente, 17 escolas estão em fase de projetos de orçamento sendo três novas construções, com 14 salas cada, e 14 para reforma ou ampliação.

“Se cada um que entrasse fizesse um pouco nós teríamos todas as escolas da rede reformadas”, disse o prefeito Nelson Bornier, ressaltando que quer que Nova Iguaçu tenha condições de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A unidade escolar tem 322 alunos em 14 turmas, que permaneceram na escola durante os reparos no telhado, cobertura de quadra, implantação de fossa e filtro anaeróbico (para tratamento de esgoto sanitário). A escola também ganhou vestiários, banheiro e rampa com acessibilidade, sala de leitura, revitalização do jardim, parque infantil e outras coisas.

Para os alunos Pedro Henrique Vieira e Ludimila da Silva Amado, 11 e 10 anos de idade, a sala de leitura é um dos espaços mais bacana da escola. Apaixonados por leitura eles pegam livro emprestado, já que eles são disponibilizados para alunos e comunidade.

Para a secretária de Educação, Maria Aparecida Marcondes Rosestolato, que também participou da inauguração do espaço há 15 anos, a obra foi um presente. “Queria poder resgatar todas as unidades escolares para dar dignidade e qualidade de vida para todos os alunos e professores”, disse Aparecida, referindo-se às péssimas condições de grande parte dos prédios escolares.

Escola ficou oito anos paralisadaCharles Souza




Você pode gostar