Por marlos.mendes

RIO - Moradores da Região dos Lagos vão pagar mais caro pela água consumida já a partir do próximo mês. Na tarde desta terça-feira, o Conselho Diretor da Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) concedeu reajuste tarifário de 7,5% para a Prolagos e de 7,3% para a Águas de Juturnaíba, empresas responsáveis pelo saneamento básico das cidades que compreendem aquela região.

De acordo com a Agenersa, o aumento concedido nesta terça-feira foi de ordem extraordinária e se deu devido ao reajuste das tarifas de energia elétrica. A agência antecipou, ainda, que até julho vai haver um novo aumento, desta vez conforme prevê o contrato estabelecido com as concessionárias, que a cada cinco anos estabelece um novo reajuste.

A Águas de Juturnaíba é responsável pelo fornecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em Araruama, Saquarema e Silva Jardim. Já a Prolagos opera os serviços públicos de saneamento básico nos municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo. Como a última opera somente abastecimento de água, o reajuste será menor.

Os dois processos julgados pela Agenersa foram instaurados por solicitação das concessionárias, diante dos aumentos tarifários concedidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para as distribuidoras de energia elétrica que operam no Estado do Rio. As concessionárias alegam que os custos com eletricidade correspondem a mais de 30% do custo total da operação e manutenção das empresas que operam na Região dos Lagos.

A atualização tarifária extraordinária dfoi calculada pela Câmara de Política Econômica e Tarifária da Agenersa e será aplicada a todas as faixas de consumo.


Você pode gostar