Por marlos.mendes

RIO - O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, anunciou na manhã de hoje a mudança no comando da secretaria municipal de Saúde. Jonathan Aguiar, que ocupava o cargo há 20 meses, volta para a secretaria de Administração e Modernização do Serviço Público, da qual foi secretário desde o início do mandato do atual governo. E Osias Alves, que conduzia a pasta, retoma a função de subsecretário de Administração. A secretaria municipal de Saúde passa a ser ocupada pelo médico Luiz Antonio Almeida Viana, que desde outubro do ano passado era o diretor do Hospital da Mulher. Ele, que é cirurgião plástico, é também diretor da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

O anúncio foi feito no gabinete do prefeito e contou com a presença de secretários municipais e vereadores. “Assim que vazou a informação de que o Luiz Antonio assumiria a secretaria, todos profissionais de saúde da prefeitura se manifestaram positivamente sobre essa possibilidade. Além de um profissional experiente, foi um dos fundadores do Fundamp (Fundo de Assistência Médica Permanente dos Servidores Público Municipais de Barra Mansa) e acredito que faltava apenas isso na carreira dele. O Luiz Antonio está vindo para vestir a camisa e somar”, destacou o prefeito. Emocionado, Luiz Antonio agradeceu a nomeação.

Jonas fez questão de frisar que a mudança ocorreu porque o atual momento pede que a secretaria seja administrada por um médico. “O Jonathan é formado em Administração e Direito e, apesar de não ter conhecimento médico, fez um excelente trabalho na secretaria. Assumiu interinamente e hoje deixa um legado, com vários postos de saúde reformados e outros construídos; a implantação do programa Mais Médicos, entre outras ações. Agradeço por seu trabalho e sua dedicação a frente da secretaria de Saúde”, ressaltou, aproveitando ainda para agradecer Osias: “Você apresentou um excelente quadro de redução de gastos e foi um ótimo gestor na Administração. Tenho certeza que continuará fazendo um excelente trabalho junto com o Jonathan”.

Jonathan lembrou que assumir a secretaria de Saúde foi uma “missão árdua”, mas que acredita ter cumprido sua missão. “Ficou muita coisa para ser feita, mas acredito que avançamos bastante. Quando assumi faltavam 18 médicos na rede e hoje não temos nenhuma carência; o município contava com 34 unidades do PSF’s (Programa de Saúde da Família) e hoje são 39; não tínhamos oftalmologista e hoje temos três atendendo, assim como passamos a oferecer cirurgias oftalmológicas; várias unidades de saúde estavam caindo aos pedaços e agora temos novas unidades, nesse momento temos 17 em andamento; além de termos colocado a UPA da Região Leste para funcionar”, comentou.

Jonathan fez questão de afirmar que não vai mexer na estrutura da secretaria de Administração montada por Osias e adiantou que na próxima segunda-feira, dia 18, vai apresentar um novo modelo de licitação que conduzirá o processo licitatório de todas secretarias e autarquias do município.

Você pode gostar