Por lucas.freitas

Barra Mansa (Rj) - Cerca de 50 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Washington Luiz e do curso de Logística do Senai Barra Mansa participaram de uma gincana ecológica promovida pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A atividade, que abriu a programação no município pelo Dia do Meio Ambiente (05 de junho), aconteceu nessa segunda-feira, dia 01, no Parque Municipal de Saudade.

Segundo Max Dias, professor e membro da equipe do projeto 'Cuidando do Óleo', as escolas foram selecionadas para participar da gincana por estarem localizadas no entorno do parque. "O objetivo da ação foi incentivar a preservação ambiental e repassar noções de sustentabilidade para os estudantes", explicou. Durante as atividades, os alunos participaram de provas que envolveram atividades físicas e conhecimentos sobre meio ambiente.

Eles levaram para o parque o óleo de cozinha arrecadado nos últimos dias. No total, 60 litros de óleo usado foram encaminhados para o galpão do projeto Cuidando do Óleo para serem reciclados. “Eu adorei as atividades, principalmente por integrar os alunos e ensinar mais sobre sustentabilidade e reutilização”, ressaltou Maria Eduarda Filorde Lopes, estudante da rede municipal. “O evento foi muito bacana. Aprendemos nos divertindo como a reciclagem colabora para a preservação do meio ambiente", comentou o aluno Alisson Bruno Souza, do Senai.

Semana do Meio Ambiente - Nesta terça-feira, dia 02, a prefeitura de Barra Mansa dá continuidade a programação da Semana do Meio Ambiente. A partir das 10h, na cabeceira da Ponte Ataulfo Pinto dos Reis (Ponte dos Arcos), próximo ao Supermercado Beira Rio, acontece um ato simbólico de abraço do Rio Paraíba do Sul. A ação, que acontece em mais 21 cidades banhadas pelo rio, foi convocada pela Comissão Ambiental Sul, pelo Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e pelo CBHMPS (Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul).

No Corredor Cultural, das 09h às 16h, a secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também realiza evento alusivo à data. Diversos estandes serão montados no local para informar à população sobre as ações de preservação ambiental e sustentabilidade desenvolvidas pelo governo municipal.

Você pode gostar