Guarda Ambiental de Nova Iguaçu combate incêndio na Serra de Madureira

Há indícios que incêndio da última quinta-feira tenha sido criminoso

Por lucas.freitas

Nova Iguaçu (Rj) - Agentes da Guarda Ambiental de Nova Iguaçu combateram na última quinta-feira (28) um incêndio na Serra de Madureira, localizada no entorno do Parque Natural Municipal. A denúncia foi feita por moradores da região, o que levou cinco agentes a enfrentarem o fogo das 13h às 19h. Ao todo, oito hectares foram consumidos pelas chamas.

De acordo com o chefe do Parque, Edgar Martins, há indícios que o incêndio tenha sido criminoso. Foi encaminhado ao Corpo de Bombeiros pedido de perícia para apurar as causas. Martins faz um alerta aos moradores da região sobre o período de estiagem que favorece a ocorrência de queimadas. “De junho até outubro é preciso redobrar a atenção, pois a época é de seca. A represa já baixou 40 centímetros. As pessoas precisam evitar queimar lixo próximo à mata, por exemplo”, avalia.

Crimes ambientais estão previstos na lei federal de número 9.605/98. A população deve denunciar ações criminosas ou queimadas em Nova Iguaçu através do telefone da Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, no telefone 2666-4060.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia