Por nicolas.satriano

Rio - Municípios de todo o estado já estão realizando ações de conscientização pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima sexta-feira. As atividades vão desde gincanas ecológicas a plantio de mudas e exposição de animais. O Parque Estadual da Ilha Grande, em Angra dos Reis, vai promover trilhas, palestras, mutirão e sessão de cinema. Hoje, das 10h às 15h, o projeto ‘Descobrindo a Ilha Grande’ traz curiosidades sobre biodiversidade, história e cultura caiçara, com sessão de filme e desenho.

Também hoje, às 10h, a Prefeitura de Volta Redonda promove o ‘Abraço ao Rio Paraíba’, entre as duas pontes que ligam o bairro Aterrado aos bairros Niterói e Vila Mury. Em São Gonçalo, será um mês inteiro de atividades como palestras, caminhadas, plantio de mudas e exposições. Hoje haverá um debate na Unisuam, às 19h, sobre a Baía de Guanabara.

Além disso, até dia 7, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai mobilizar a comunidade em Niterói, São Gonçalo, Maricá e Cachoeiras de Macacu sobre temas como reciclagem e educação ambiental. Na sexta, o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu recebe jovens de 12 a 17 anos para o plantio de mudas de vegetação nativa de Mata Atlântica. Em Barra Mansa, a partir das 9h de hoje, diversos estandes serão montados no Corredor Cultural, em frente ao Parque Centenário. Ontem, cerca de 50 estudantes participaram de uma gincana ecológica.

Em Queimados, na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro, a partir das 8h de amanhã, serão realizadas coleta de óleo, palestras, oficinas de papel reciclado, hortas suspensas e brinquedos com materiais reutilizados. Haverá ainda exposição de insetos, em parceria com a Reserva Biológica do Tinguá, e outra de animais peçonhentos.

Reportagem de Lucas Gayoso

Você pode gostar