Por marlos.mendes

RIO - O prefeito de Volta Redonda Antônio Francisco Neto e o presidente da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), Paulo Barenco, anunciaram que o Bilhete Único, lançado em 1º de janeiro de 2015, foi estendido a toda a cidade desde a última quinta-feira. Com o projeto, a cidade foi dividida em cinco setores, e os usuários do transporte público podem ir do bairro de um setor para um bairro de outro setor pegando mais de um ônibus, em um intervalo de até 45 minutos e pagando somente uma passagem. “É uma reivindicação antiga da população e ficamos muito felizes de ver esse desejo da população, e nosso, se tornando realidade”, disse o prefeito Neto.

Para ter direito ao Bilhete Único, os usuários devem fazer o cadastramento, no posto de atendimento do Sindpass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Volta Redonda e Barra Mansa), localizado no 2º andar do Shopping Pontual, na Vila Santa Cecília, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h. Para realizar o cadastramento, o interessado deve apresentar os seguintes documentos (original e cópia): Carteira de Identidade; CPF; Comprovante de Residência ou Comprovante de Moradia Conjunta. O usuário receberá um protocolo e logo após irá receber o cartão eletrônico do Bilhete Único.

De acordo com o presidente da Suser, será realizada uma campanha de divulgação para intensificar o cadastramento dos usuários. “O Governo Municipal vai intensificar a divulgação do Bilhete Único, com a distribuição de 50 mil folhetos explicativos nos pontos de ônibus e nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária), para que os usuários façam o cadastramento para obter este benefício”, disse Barenco, que explicou como funciona o Bilhete Único. “O usuário que deseja sair do Roma II e ir até o Açude, por exemplo, pagaria duas passagens. Com o Bilhete Único ele poderá descer na Amaral Peixoto e pegar outro ônibus até o Açude, pagando só uma passagem”, afirmou, ressaltando que o usuário tem 45 minutos para pegar outro ônibus, sempre na mesma direção do deslocamento.

Não tem direito ao Bilhete Único os usuários do Vale Transporte que, no entanto, podem se cadastrar e fazer uso do Bilhete Único de forma particular, já que o Vale Transporte só pode ser utilizado no trajeto de ida e volta para o trabalho; estudantes pagando meia passagem; e idosos, que já são beneficiados pela tarifa gratuita emVolta Redonda. O Bilhete Único funciona inclusive nos finais de semana. O cartão do Bilhete único é pessoal e intransferível, não podendo ser utilizado para pagar passagens de outras pessoas além do titular, e só podem obter o benefício moradores de Volta Redonda.

Você pode gostar