Começa amanhã a 2ª Mostra Internacional de Teatro de Rua de Teresópolis

Quinze espetáculos integram a programação, com apresentações na Feirinha e na Calçada da Fama

Por marlos.mendes

RIO - Começa nesta quinta-feira, 4 de junho, a 2ª Mostra Internacional de Teatro de Rua de Teresópolis. Promovido pela Aldeia Cultural Casa Viva, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento vai até domingo, dia 7 de junho, reunindo no município 14 grupos teatrais, sendo quatro de Teresópolis, nove coletivos de teatro de rua de outras partes do Brasil, e ainda um de Bogotá, na Colômbia.

Com cinco dias de duração, o evento vai traçar um panorama do teatro de rua no Brasil, contando com oficinas, palestras, lançamentos de livros, além, é claro, das apresentações artísticas dos grupos. Nesta segunda edição, a mostra contará ainda com o CeniCafé, rodas de comentários críticos.

As apresentações teatrais, todas gratuitas, serão realizadas na Calçada da Fama e na Feirinha de Teresópolis, no Alto, e ainda em Albuquerque. A Mostra incluirá, ainda, atividades paralelas e complementares organizadas por professores doutores e mestres em artes cênicas.

“Além de divulgar a cidade, o objetivo maior da mostra é promover a formação, reflexão e discussão sobre o teatro de rua e o seu papel na sociedade brasileira atual, considerando que esta modalidade de arte aponta novos caminhos para fortalecer as interações existentes entre arte, cultura e cidadania, possibilitando que as dimensões simbólica, econômica e cidadã da cultura sejam colocadas ao alcance de todos”, explica Licko Turle, diretor da Aldeia Cultural Casa Viva, organizador do evento.

A primeira edição da Mostra Internacional de Teatro de Rua de Teresópolis foi realizada em outubro de 2011 e se concentrou na Feirinha, integrando o II Festival Teresópolis EnCena. Na ocasião, além das peças, encenadas por grupos de Teresópolis, de Minas Gerais, Paraná e até da França, oito oficinas gratuitas foram ministradas.

“Assim como na primeira edição, com certeza a 2ª Mostra de Teatro de Rua será um sucesso, trazendo grupos de todo o Brasil e até da Colômbia à nossa cidade, que apresentarão ao nosso público espetáculos gratuitos, diferentes e de qualidade. Mais uma vez, grupos teatrais locais foram lembrados e também participarão da mostra, confirmando o talento e o valor dos nossos artistas. Desde já, estão todos convidados”, comentou o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia