Paraty (RJ) - Fiscais do Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, estiveram fiscalizando estabelecimentos, nesta quarta-feira (10), em Paraty, na Costa Verde. A Operação Verde que Te Quero Verde autuou nove dos dez mercados e restaurantes vistoriados. Apenas o Zuzu Café, na Avenida Roberto Silveira, 70, no bairro Chácara, passou sem problemas pela fiscalização. Na ação de hoje foram descartados 57kg de alimentos e 122 litros de bebidas (chope, cerveja e refrigerantes) vencidos ou sem informação sobre o prazo de validade.
Na filial do supermercado Multimarket da Rua 21, s/nº, a fiscalização encontrou fezes de ratos no estoque do estabelecimento. Os fiscais determinaram o reforço na dedetização e sua posterior comprovação junto ao Procon Estadual. Outro problema relacionado à higiene foi constatado no Restaurante Caramujo (Rua Domingos G. De Abreu,139): o ralo da cozinha não era sifonado, a lixeira na cozinha estava com defeito no mecanismo de acionamento automático e foram encontradas baratas na área da cozinha.
Já no restaurante Galeria do Engenho (Rua Maria Jacome de Melo, 380) os fiscais encontraram alguns produtos sem especificação do prazo de validade, como pirão, molho de camarão e molho madeira. Os produtos estavam acondicionados em vasilhames plásticos para lixo e foram descartados. No mesmo local, a fiscalização encontrou 2kg de casquinha de siri com odor pútrido e sem informação do prazo de validade.