Por rosayne.macedo

Rio - O Hemonúcleo de Angra dos Reis necessita de doações de todos os tipos sanguíneos para normalizar o estoque. Além de abastecer o município, a unidade é responsável por atender outras cidades como Mangaratiba, Paraty e Rio Claro.

Em adesão ao Mês Vermelho, criado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de São João da Barra lançou a campanha Mês Vermelho de Estratégia de Saúde da Família Carrapicho, em Atafona. Equipe e pessoas interessadas da comunidade doarão sangue ao Hemocentro do Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, nesta sexta-feira (12).

"Em épocas de campanhas, o hemonúcleo tem pequena alta em seus estoques. No entanto, o fluxo de doações não se mantém. As doações podem ser feitas durante o ano todo, pois doar sangue é um gesto de amor ao próximo, mas, neste período é mais do que necessário termos um considerável número de bolsas de sangue, pois atendemos a toda região da Costa Verde e cidades vizinhas", disse Rodrigo Oliveira, secretário de Saúde de Angra.

De acordo com o coordenador da Atenção Básica, Claudiomar Alves, além de ser considerado o Mês Vermelho, no dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. "O Programa Saúde da Família (PSF) Carrapicho escolheu o dia 12 de junho por ser considerado o dia do amor e, por isso, não há melhor prova de amor ao próximo como fazer o bem e doar sangue para aqueles que tanto precisam", declarou.

Em São João da Barra, para a locomoção dos doadores haverá transporte (ida e volta), que sairá, às 12h, do Centro de Tratamento Álcool e Droga, em frente ao antigo Canecão, em Atafona. Em Angra, a unidade fica localizada na rua Manoel do Rosário, nº 67, Centro, atrás do Pronto-Socorro Municipal, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 16h. Mais informações pelo (24) 3369-6133.

Quem pode doar

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que, no mínimo, 5% da população seja doadora. No Brasil, essa porcentagem não chega aos 2%. Em 2014, foram coletadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue, quantidade responsável por 3.127.957 transfusões ambulatoriais e hospitalares.

Quem deseja doar sangue precisa ter entre 16 e 67 anos, apresentar documento de identidade com foto e pesar mais de 50kg. Também é necessário que o voluntário não tenha ingerido bebida alcoólica na véspera, não seja portador de doenças crônicas nem de infecção ativa, mantenha repouso mínimo de seis horas na véspera da doação, não esteja em jejum e evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. O voluntário também não deve ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura nos últimos 12 meses.



Você pode gostar