Por rosayne.macedo

Duque de Caxias (RJ) - Nesta terça-feira (16), às 18 horas, a Unigranrio vai comemorar seus 45 anos de atividades educacionais em Duque de Caxias com um concerto sob a regência de João Carlos Martins. O maestro, que completa 75 anos neste mês de junho, regerá o quarteto de cordas Mateus Araújo.

O concerto musical ocorrerá na quadra poliesportiva, com entrada franca. Além dos professores, funcionários e alunos da Unigranrio, o convite está aberto ao público em geral. Trinta cantores do Coral da Terceira Idade também participarão da homenagem.

A Unigranrio chega aos 45 anos com 47 cursos superiores, 15 unidades/campi e cerca de 30 mil alunos, nos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. "A universidade passa a orientar suas decisões com foco no aluno, foco no resultado, inovação e simplicidade, tendo como princípio não somente comunicá-los, mas tangibilizá-los através de vivências e de exemplos práticos para toda a comunidade acadêmica e, ainda, a sociedade em geral", afirma o reitor da Unigranrio, Arody Herdy.

Segundo o reitor, o maestro João Carlos Martins é um exemplo de motivação e perseverança que tem plena sintonia com os valores da universidade criada por seu pai, José de Souza Herdy. "Mesclados com fé, liberdade, solidariedade, honestidade, justiça, dignidade, tolerância, paz e ética, a Unigranrio comemora tudo isso com muita harmonia, inclusive a musical",

Repertório

O maestro João Carlos, que acaba de ultrapassar 5 mil apresentações pelo mundo, acredita que o gosto pela música, desde a sua dimensão clássica até a popular, dá aos jovens a possibilidade de um conhecimento que agrega arte e cultura à formação acadêmica. Para o repertório desta apresentação, os olhos e ouvidos estarão atentos ao mestre da música de Bach e, ainda, a contemplar o concerto que, segundo o próprio João Carlos Martins, será um presente para a comunidade da Unigranrio.

“Teremos a Aria da quarta Corda de Bach; uma peça de Nigel Hess, chamada Ladies in Lavender; e o Cine Paradiso de Ennio Morricone. Iremos com o quarteto de cordas Mateus Araújo, um dos maiores talentos do Brasil, e com o oboísta Wainer Concourd de Carvalho”, explica o maestro.

Um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa de Bach para teclado. Símbolo de superação e talento, João Carlos iniciou seus estudos muito cedo, aos oito anos. Aos 11 começava sua carreira no Brasil. Já aos 13 foi solista de piano com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Aos 18 ingressou como violonista na Orquestra Jazz Sinfônica e na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e já estava tocando no exterior. Paralelamente, desenvolveu atividades como pianista, compositor, arranjador e violonista em quartetos de cordas, participando de masterclasses nos Estados Unidos com os quartetos Emerson e Tokio. 

Por problemas físicos, abandonou os palcos da vida como pianista celebrado em 2002, mas retornou ao seu ambiente de música, dois anos depois, como maestro. Hoje, o regente João Carlos Martins é diretor artístico da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, tendo lançado 25 álbuns, além de ter lançado um livro emocionante sobre a sua vida: “A saga das mãos”.

O maestro é o único brasileiro a ter a sua vida registrada por cineastas europeus, por duas vezes, e conta com um registro fotobiográfico lançado na ONU. Ele já escreveu arranjos para obras de Edu Lobo e Marlui Miranda. Mateus Araújo escreveu uma nova versão orquestral do Hino Nacional Brasileiro.

Você pode gostar