Por lucas.freitas

Paraty (Rj) - A Prefeitura de Paraty, através da Secretaria de Cultura, convida a todos para a 52ª Festa de São Pedro e São Paulo, na Ilha do Araújo, de 26 de junho a 5 de julho. A Festa de São Pedro e São Paulo acontece desde 1963, quando foi iniciada a construção da igreja na localidade.

A programação da festa é intensa e repleta de representações culturais. Na sexta-feira, 26, acontece a tradicional novena de abertura dos festejos na Ilha do Araújo. No domingo, 28, a imagem dos dois santos segue da comunidade num barco de pesca até a igreja da Matriz, no Centro Histórico. No domingo, 5 de julho, dia de São Pedro, as imagens seguem da igreja da Matriz até o Cais de Turismo, às 10h. Na saída do cais, às 11h, diversas embarcações – baleeiras, barcos de pesca, de turismo, escunas –, adornadas com bandeirinhas e demais enfeites, se juntam formando à tradicional procissão. Em meio ao trajeto, os barcos param e um anzol é abençoado e lançado ao mar, para que a pesca seja próspera durante todo o ano.

Ao chegar à ilha, as imagens são levadas à igreja para a Missa Solene. Durante a procissão é realizado um concurso para escolher a embarcação mais bem enfeitada. Após a missa os vencedores são anunciados.

No sábado, 4 de julho, as festividades começam cedo. Às 6h a Marinha do Brasil hasteia a bandeira nacional. Em seguida, é servido pela comunidade um café da manhã coletivo, contemplando todos os presentes e os participantes da 10ª Regata Caiçara, que ocorre às 10h e fará uma homenagem pelos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo. As competições, feminina e masculina, acontecem em canoa caiçara, entre a Praia do Pontal e a Ilha do Araújo, e premia os 1º, 2º e 3º lugares ( TV de 32 polegadas para o primeiro lugar, de 29 polegadas para o segundo e 24 polegadas para o terceiro lugar) e contam com o apoio da Capitania dos Portos.

No sábado à noite a banda Minerinho do Forró ajuda o público a espantar o frio. O show começa a partir das 23h. No domingo, a Banda Chama Maré faz o encerramento da festa a partir das 14h.

A Ilha do Araújo é a segunda maior ilha de Paraty, e fica bem próxima do continente (300 metros na menor distância), em frente à Praia Grande (10km ao norte de Paraty na Rio-Santos). No sábado e domingo da festa haverá barcos fazendo a travessia para a ilha saindo do cais da Ilha Grande.

Você pode gostar