Por rosayne.macedo

Campos dos Goytacazes (RJ) - O produtor rural e empresário Carlos Alberto Corrêa Mariz apostou na produção de cachaça artesanal como alternativa à produção de açúcar e etanol. Ele investiu R$ 6 milhões de recursos próprios e inaugurou nesta terça-feira (30) o Alambique Tellura, na Fazenda Abadia, em Campos dos Goytacazes.

São modernas instalações, com quatro alambiques de cobre, dornas em aço inoxidável e tonéis de envelhecimento em madeira de lei, para produzir cachaça artesanal envelhecida, tipo exportação. Na primeira fase de funcionamento, focada no mercado interno, vão ser gerados 50 empregos diretos, na fábrica, nos canaviais e no setor comercial da empresa, que tem capacidade instalada para produzir 500 mil litros de aguardente/ano, mas com estrutura pra expansão, conforme informou Mariz.

"Teremos pelo menos quatro técnicos na fábrica e 16 nos canaviais, já que a nossa matéria-prima é a cana-de-açúcar. Teremos ainda, o quadro dos funcionários administrativos e mais 16 empregados na área de comercialização", informa o empresário.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal, classifica a iniciativa “como exemplar, num momento de crise, e que deve ser seguido por outros produtores rurais, que individualmente, ou por meio de cooperativas, podem ter iniciativas semelhantes”, observa o secretário.

Você pode gostar