Por rosayne.macedo

Angra dos Reis (RJ) - A Superintendência Regional Baía de Ilha Grande do Inea ( Instituto Estadual do Ambiente) realizou no sábado (27) a primeira ação do programa Fim de Semana Legal, que tem, entre outros objetivos, a fiscalização da ocupação irregular do solo em áreas protegidas de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, na Costa Verde.

Na vistoria, os 10 técnicos do órgão ambiental, que participaram da operação, constataram diversas irregularidades ao longo da faixa marginal do rio Bracuí, em Angra dos Reis, uma Área de Preservação Permanente (APP).

“Nossos objetivos foram alcançados porque delimitamos as áreas invadidas, identificamos os organizadores das ocupações irregulares e notificamos aqueles que edificam, desmatam e aterram dentro de área de preservação permanente”, afirmou o superintendente do Inea, Roberto Felix.

De acordo com Felix, um trabalho integrado levou à indicação de áreas estratégicas para a atuação da superintendência. Cerca de 70% das denúncias são relacionadas às infrações que ocorrem nos finais de semana, com o propósito de burlar a fiscalização.

Os técnicos do Inea também elaboraram um diagnóstico detalhado sobre os problemas ambientais identificados. O documento será encaminhado à prefeitura de Angra dos Reis.

Você pode gostar