Barra Mansa (RJ) - A partir do dia 17 de julho, os usuários de transporte coletivo de Barra Mansa vão ter um novo benefício: o bilhete único. Através dele, o passageiro poderá embarcar em até dois ônibus, no intervalo de até 60 minutos, em sentido unidirecional, pagando apenas o valor de uma passagem.
Segundo levantamento da prefeitura, cerca de 630 mil passagens são compradas mensalmente em dinheiro, enquanto 518 mil são pagas por meio de vales transportes. Destas, 39 mil são creditadas por usuários que recarregam o cartão por conta própria.
A implantação do novo sistema de integração será realizada em duas etapas. A primeira começa no dia 17, quando a nova frota de ônibus do Consórcio Barra Mansa - vencedor da licitação de transporte urbano - começa a operar nos bairros localizados na margem esquerda do Rio Paraíba do Sul e na região central. A segunda etapa está prevista para ter início no dia 24 de agosto, quando serão incluídas no sistema de integração as linhas de ônibus dos bairros localizados na margem direita do Rio Paraíba do Sul.
Para ser beneficiado com o bilhete único, é necessário ser morador de Barra Mansa e fazer cadastro no posto de atendimento do Sindpass, no Centro. O cadastramento teve início dia 29 de junho e a primeira via do cartão será distribuída de forma gratuita. Os usuários que têm cartões de gratuidade (maiores de 65 anos, deficientes e estudantes) já possuem acesso livre aos ônibus e, por isso, não precisam se cadastrar para receber o bilhete único.
"Já os passageiros que fazem uso de vale transporte deverão se cadastrar para ter acesso ao novo benefício. Vale destacar que as empresas não poderão fazer depósito de créditos no bilhete único, apenas nos cartões de vale transporte. Isso porque o vale transporte é um direito trabalhista, conforme lei federal", explicou o secretário municipal de Ordem Pública, Ueslei de Brito.
“O bilhete único é um benefício social. O vale transporte se encaixa com um direito trabalhista, com desconto em folha de pagamento. No entanto, muitos trabalhadores usam o vale transporte para locomoção aos finais de semana. Então, ele poderá utilizar o bilhete único também”, informou o prefeito Jonas Marins, acrescentando que já no dia 17, os ônibus das linhas da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul passam a contar com GPS. "Assim, vamos poder controlar os horários de forma mais eficiente”, garantiu.
Ainda no dia 17, começam a circular na área central da cidade os micro-ônibus nas linhas circulares. "Acreditamos que isso ajude a melhorar o trânsito, uma vez que esses veículos são menores. Toda mudança gera dúvidas e sabemos que essa fase de implantação do novo sistema também vai levar um certo tempo para adaptação dos usuários. Por isso estamos realizando o trabalho em duas etapas. Tenho certeza que esse momento será um divisor de águas no transporte público em Barra Mansa”, finalizou.