Por felipe.martins

Rio - Afastado na última sexta-feira por seis votos a dois dos vereadores de Seropédica, o ex-prefeito Alcir Martinazzo (sem partido) disse que foi vítima de golpe e denuncia uma invasão à sede da prefeitura. Segundo ele, o prédio “foi invadido, depredado, documentos foram roubados, fechaduras trocadas e pessoas agredidas, sendo obrigadas a deixar seus locais de trabalho”.

Martinazzo entrou na Justiça contra decisão da Câmara MunicipalEstefan Radovicz / Agência O Dia

Martinazzo diz que não recebeu qualquer comunicado oficial sobre mudanças na prefeitura e que entrou com medidas judiciais apontando mais de 10 irregularidades cometidas pela Câmara Municipal no processo de cassação. “Como acredito na democracia e nada disso se assemelha com os rituais de um estado democrático de direito, não consigo ver legitimidade neste processo, que muito se assemelha a um golpe. Acreditamos nas instituições e temos convicção que o Poder Judiciário se manifestará rapidamente para que a cidade retome seu caminho democrático”.

Acusado de contratar funcionários-fantasmas, ele esclareceu que a folha de pagamento está dentro dos parâmetros estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, e que os salários estão sendo pagos rigorosamente em dia, inclusive o 13º.

“Gostaria de ter uma folha mais enxuta, mas a prefeitura presta serviços básicos de qualidade nas áreas de Saúde e Educação e isto atrai moradores de outras cidades. Ou seja, acabamos atendendo mais do que o movimento proporcionado pelos nossos munícipes. Além disso, Seropédica tem uma população carente e uma grande área territorial e não podemos deixar de prestar serviços de qualidade”, afirma.

Concurso público e comissionados

O prefeito cassado também falou sobre os cargos comissionados existentes no município - o novo prefeito, Wagner Vinicius de Oliveira, o Waguinho do Emiliano (PRB), que era presidente da Câmara, disse que pretende cortá-los à metade em entrevista ao DIA. "Lamentamos que a Câmara Municipal, que parece estar muito preocupada com os cargos comissionados do Poder Executivo Municipal, não tenha funcionários públicos concursados trabalhando e todos os cargos são comissionados", disparou.

Martinazzo disse ainda que realizou concurso público para a educação e as áreas de saúde e ordem pública já têm editais prontos. "No ano que vem pretendemos realizar mais concursos. O objetivo é que a prefeitura tenha mais funcionários públicos e menos comissionados. E já estamos no meio deste processo", destacou, com discurso de quem permanece no cargo.

Com relação às críticas sobre o peso excessivo da máquina pública, disse que recebeu a prefeitura com 24 secretarias e realizou cortes - atualmente são 16. "Acabamos de enviar à Câmara Municipal - e os vereadores aprovaram - uma nova estrutura para o executivo municipal que reduz ainda mais a máquina administrativa. Ou seja, estamos preocupados em fazer mais com menos, através de uma gestão de qualidade", destacou.

Contas aprovadas pelo TCE

Martinazzo lembrou ainda que as contas da prefeitura têm sido aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e, em seguida, pelos vereadores. "O TCE tem sido presença frequente na prefeitura. Além das visitas feitas pelos técnicos do órgão, constantemente realizamos consultas, sempre com o objetivo de realizar os procedimentos da melhor forma possível", esclareceu.

Sobre as parcerias com os governos estadual e federal, disse que são resultado de articulações feitas pela prefeitura em busca de verbas para investimentos na cidade. "Não conheço um município do estado que não trabalhe com parcerias e não consigo imaginar que isto seja um problema. Pelo contrário, demonstra que o governo está atento às possibilidades de trazer investimentos para a cidade", ressaltou.

Você pode gostar