Por lucas.freitas

Nova Friburgo (Rj) - A Caixa Econômica Federal realizou nesta segunda-feira, 20, em Nova Friburgo, o sétimo sorteio dos apartamentos do Terra Nova - do Programa Minha Casa Minha Vida - para as pessoas desabrigadas no evento climático de 2011. Com a participação de representantes do Governo Estadual, 300 famílias foram contempladas com novas residências no Bairro Novo, no distrito de Conselheiro Paulino.

Cada imóvel tem cerca de 50 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Nove imóveis são adaptados para portadores de necessidades especiais. As famílias que participaram da solenidade estavam visivelmente emocionadas por terem, enfim, conquistado um teto próprio.

Os apartamentos são sorteados primeiramente no térreo, para as pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE), que recebem as residências adaptadas, e idosos. Em seguida, foram sorteados imóveis nos 2º, 3º, 4º e 5º andares para todas as famílias. Após definidos os locais de moradia, as famílias vão até o local para conhecer o espaço antes de receberem as chaves.

Os contemplados com os imóveis devem residir no local por pelo menos 10 anos - quando recebem a posse definitiva da residência - e antes disso o apartamento não poderá ser vendido ou alugado, nem funcionar como estabelecimento comercial. Após a entrega dessas 300 residências, mais 460 serão entregues nos Terra Nova VIII e IX.

Vale ressaltar que a construção dos apartamentos do Terra Nova fazem parte do “Programa Minha Casa Minha Vida”, através de uma parceria entre os Governos Federal, Estadual, Municipal e a Caixa Econômica Federal. E, por serem entregues às famílias vítimas do evento climático, são isentos das taxas mensais previstas pelo programa.

Você pode gostar